Pular para o conteúdo principal

Paciente se consulta na rede municipal de Saúde de BH
Foto: SMSA/Divulgação

Prefeitura de Belo Horizonte promove ações para alertar sobre a Tuberculose

criado em - atualizado em

Em 24 de março é celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Para conscientizar sobre a doença, sintomas, prevenção e tratamento, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove durante esta semana, ações de mobilização nos Centros de Saúde, além de capacitações dos profissionais em relação ao manejo clínico de pacientes.

A doença atinge principalmente os pulmões, mas pode ocorrer em qualquer outra parte do corpo. A transmissão é de uma pessoa para outra pela tosse, espirro ou fala. Em 2021, foram notificados em Belo Horizonte 846 casos de Tuberculose. A capital atende, ainda, cerca de um terço de moradores de outras cidades, principalmente da Região Metropolitana.

O tratamento é gratuito, tem duração média de seis meses e está disponível nos 152 Centros de Saúde do município. As ações de controle da Tuberculose são a vacinação dos recém-nascidos com BCG, o diagnóstico dos casos e o tratamento, que é realizado de acordo com as normas técnicas do Ministério da Saúde. 

Em caso de tosse persistente por três ou mais semanas, a orientação é que a pessoa procure uma das unidades de saúde. Os endereços podem ser verificados no Portal da PBH.