13 November 2019 -
A Prefeitura de Belo Horizonte realiza, na quinta-feira, dia 14 de novembro, mais uma edição do programa Ouvidoria Itinerante, que tem o objetivo de aproximar a administração dos cidadãos, além de estimular a participação popular e o controle social. Servidores da Subcontroladoria de Ouvidoria – organizadora do programa – estarão no Mercado Central de 14h às 18h.
O Subcontrolador de Ouvidoria do Município, Gustavo Nassif, destaca a importância do evento. “A Ouvidoria Itinerante tem o objetivo de fomentar a interação entre a Prefeitura e os cidadãos, a partir da escuta e registro de suas manifestações, prestando-lhes os devidos esclarecimentos quando necessário. Dessa forma, é uma ação que busca aproximar a administração municipal do cidadão usuário do serviço público”, afirma.
Além de atender a população, os servidores da Ouvidoria Itinerante distribuirão folhetos com informações sobre o trabalho realizado na Ouvidoria e a importância de o cidadão registrar suas demandas junto à Prefeitura.
Além de esclarecer quais são as competências da Ouvidoria, o evento também contribui para a melhoria e a ampliação da qualidade dos serviços públicos prestados pela Prefeitura ao cidadão.
A Ouvidoria Itinerante percorre todas as regiões de Belo Horizonte e os cidadãos podem se manifestar de forma identificada, sob sigilo ou anônima. Todas as demandas registradas podem ser acompanhadas online ou pela Central de Atendimento Telefônico, a partir de um número de protocolo.
De acordo com levantamento da Prefeitura, os assuntos que mais geraram demandas à Ouvidoria, neste ano, foram: serviços de fiscalização e licenciamento, manutenção da cidade, poda de árvore e iluminação pública.
Em 2018, foram realizadas 18 edições do programa Ouvidoria Itinerante em várias localidades da cidade. E a Ouvidoria recebeu, no ano passado, um total de 41.682 manifestações, classificadas como reclamações, solicitações, denúncias, sugestões, elogios, comunicações, agradecimentos ou pedidos de informação.
Canais de atendimento da Ouvidoria da Prefeitura
- Telefone: 156
- Atendimento presencial: BH Resolve – Rua dos Caetés, 342, Centro
- E-mail: ouvidoria@pbh.gov.br
- Edições do programa Ouvidoria Itinerante