Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Belo Horizonte inaugura primeiro Centro de Educação Integral
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Prefeitura de Belo Horizonte inaugura primeiro Centro de Educação Integral

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou nesta terça-feira (27) um marco para o ensino público na capital: a criação do primeiro Centro de Educação Integral (CEI), um espaço de educação, inovação, cultura, esporte e inclusão para os alunos da rede municipal. Batizado de CEI Imaculada Conceição, o complexo começa a funcionar em 2024, no coração da cidade, à rua da Bahia 1.534 – onde era sediado, até 2021, o Colégio Imaculada Conceição. Para garantir a excelência no projeto, foram investidos R$ 48 milhões pelo município. 

O CEI Imaculada Conceição contará com um grupo de cerca de 170 funcionários, entre professores, serventes, cantineiros, estagiários e porteiros, e terá capacidade para atender, em tempo integral (das 7h às 17h), mais de 1,1 mil alunos do berçário até o 9º ano do Ensino Fundamental. A abertura do CEI significará ainda 100% do atendimento da lista de espera de 0 e 1 ano da jurisdição e a abertura de vagas livre demanda para crianças de 2 a 5 anos.

“Aqui vamos criar um ambiente de acolhimento onde as crianças serão tratadas, receberão educação, alimentação, carinho e a mãe pode trabalhar tranquilamente, porque ela sabe que deixou a criança às 7h e às 17h ela pega e vai para casa. Nosso grande objetivo é atender essa comunidade, essa mulher que trabalha no Centro de Belo Horizonte”, afirmou o prefeito Fuad Noman. 

As vagas deverão ser preenchidas, prioritariamente, pelos filhos de quem mora ou trabalha na região do hipercentro e parte do bairro Floresta. O cadastro escolar será entre agosto e setembro, pelo site da PBH. O sistema fará a classificação de vulnerabilidade dos inscritos, priorizando os mais vulneráveis. Mas o espaço estará aberto também, diariamente, para mais 500 alunos da rede municipal, que poderão usufruir dos equipamentos e atividades no contraturno – ou seja, fora do horário de aulas. 

Eixos de atuação 

O CEI Imaculada Conceição vai atuar em cinco eixos: Educação, Inovação, Cultura, Esporte e Inclusão. A estrutura de mais de 6,5 mil m² inclui quatro prédios no quarteirão que engloba as ruas da Bahia, Espírito Santo, Timbiras e Aimorés. Os espaços serão ocupados por salas de aula, de tecnologia e informática, laboratórios de biologia, física e robótica, biblioteca, refeitórios, setor administrativo e capela. O projeto prevê uma unidade do Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade (Clic), um espaço cultural com capacidade para 370 pessoas, espaço inclusivo e um complexo esportivo com piscina olímpica descoberta e cinco quadras – duas delas cobertas -, vestiário e pátio. 

O Clic é voltado para a aprendizagem criativa, adotando práticas pedagógicas inovadoras, transdisciplinares, lúdicas, transversais e exploratórias. Serão oferecidas oficinas, cursos e workshops para estudantes, servidores e comunidade escolar da rede municipal, além dos moradores da capital. 

O espaço cultural funcionará como uma escola de teatro e terá apresentações para alunos de toda a rede, além de receber espetáculos e apresentações de parceiros. Será ainda um local para as formações oferecidas pelo Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Cape), que promove ações de promoção, incentivo e colaboração para a categoria. 

As atividades esportivas serão em um complexo com piscina e quadras, espaço que poderá sediar programas da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, como por exemplo o Superar, que promove a inclusão social das pessoas com deficiências por meio da prática de atividades físicas, culturais e do esporte educacional ou de rendimento. 

O Centro de Educação Integral Imaculada Conceição será um espaço educacional referência no atendimento aos alunos com deficiência, além do atendimento e acolhimento especializado para alunos acometidos por doenças raras. O Parque Multidisciplinar (salas inovadoras e pioneiras no país) vai garantir a inclusão, aos instrumentalizar, integrar e possibilitar o desenvolvimento de diversas experimentações sensoriais, motoras e cognitivas para crianças da rede.