Pular para o conteúdo principal

Fachada da nova sede do Centro de Saúde Santa Maria
Foto: Divulgação PBH

Prefeitura de Belo Horizonte entrega nova sede do Centro de Saúde Santa Maria

criado em - atualizado em

Localizado na região Oeste de Belo Horizonte, à rua das Pérolas, 123, o Centro de Saúde Santa Maria começou a funcionar em nova sede nesta segunda-feira, dia 30. A unidade conta com uma estrutura ampliada, totalmente acessível às pessoas com mobilidade reduzida, com ambientes acolhedores e humanizados para garantir atendimento a cerca de 11 mil usuários.

Toda a construção foi executada com tecnologias sustentáveis, acessos independentes, integração dos ambientes e revestimentos de fácil higienização, proporcionando para a população e trabalhadores um local com muito mais conforto. São 17 consultórios médicos e um odontológico; salas de espera, triagem, procedimentos, curativo, coleta, vacina, higienização e multiuso; farmácia; zoonoses; setores administrativos, dentre outros.

A unidade possui três equipes de Saúde da Família com médico generalista, enfermeiro, técnico e agentes comunitários de saúde; equipe multiprofissional do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica com fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, farmacêutico e assistente social, além de psicólogo, uma equipe de controle de endemias e duas equipes de saúde bucal. O local oferece ainda atividades coletivas de Lian Gong e grupos de atividades coletivas.

A nova sede do Centro de Saúde Santa Maria faz parte do pacote de obras da Prefeitura que prevê a reconstrução de 40 centros de saúde, uma Central de Material Esterilizado e um laboratório central, por meio de Parceria Público Privada (PPP). Todos os centros de saúde contemplados terão espaço físico padronizado e áreas com 100% de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.