Pular para o conteúdo principal

Técnicos da Defesa Civil realizam visita a área atingida em Belo Horizonte
Foto: PBH/Divulgação

Prefeitura de Belo Horizonte desenvolve ações preventivas às chuvas na capital

criado em - atualizado em

Durante todo o ano, mas principalmente durante o período chuvoso, a Prefeitura de Belo Horizonte desenvolve ações permanentes de prevenção às enchentes e proteção da população contra os riscos de desastres.

 

Além dos investimentos em obras, o esforço da PBH envolve todos os órgãos da administração municipal, cada um com sua vocação, desde manutenção de bacias de detenção, limpeza de bocas de lobo e de vias, galerias, fundos de vales de córregos, contenção de encostas, até o trabalho preventivo de alerta e conscientização dos moradores das áreas de inundação da cidade.

 

Neste período chuvoso, que se iniciou em outubro do ano passado e vai até o próximo mês de março, Belo Horizonte tem registrado um volume de chuva significativo, o que potencializa ocorrências de risco geológico em toda cidade.

 

A Prefeitura tem, ainda, um Sistema de Monitoramento Hidrológico capaz subsidiar as ações de alerta e enfrentamento do risco de inundações, bem como acionar planos e de bloqueio de vias durante as chuvas de maior intensidade.

 

“É muito importante que as pessoas redobrem suas atenções, observem sinais que possam evidenciar o risco de colapso de muros e moradias, deslizamentos de encostas e, principalmente, não permaneçam nesses locais e procurem um local seguro”, afirma o coronel Waldir Figueiredo Vieira, subsecretário de Proteção e Defesa Civil de Belo Horizonte.

 

Alertas preventivos

 

Para o período chuvoso 2021/2022, a Prefeitura de Belo Horizonte mantém parcerias para a utilização de tecnologias com o objetivo de evitar a exposição de pessoas e veículos em caso de enchentes. A PBH segue as recomendações do Marco de Sendai, principal instrumento orientador de redução de risco de desastres, adotado por países membros da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

As parcerias são fundamentais, aumentam a difusão dos alertas preventivos e colaboram na promoção de uma cultura de prevenção, percepção do risco e adoção de medidas de proteção por parte da população.

 

Os usuários da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), empresa que administra o metrô da capital, recebem os alertas por meio do sistema de som dos trens e das 19 estações de embarque e desembarque.

 

Por meio de outra parceria estabelecida, com a BH Airport – empresa que gerencia as atividades do Aeroporto Internacional Tancredo Neves –, possibilita que os alertas preventivos sejam disponibilizados nos painéis de chegadas e partidas de voos do principal aeroporto do Estado. O objetivo é informar aos passageiros as condições climáticas antes de se deslocarem ao seu destino.

 

Além disso, Belo Horizonte ganhou, de forma inédita no país, um importante reforço na divulgação de alertas preventivos durante o período chuvoso. Foram disponibilizadas pela Casa Sol Embalagens para Panificação, pelo Sindicato das Indústrias de Panificação do Estado de Minas Gerais (Sip) e pela Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amip) cerca de 14,5 milhões embalagens de pão incentivando o cadastramento do serviço de alerta e ensinando medidas de comportamento de segurança durante a chuva.

 

Os alertas preventivos também são divulgados para motoristas que utilizam o aplicativo Waze. A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil de Belo Horizonte envia informações aos motoristas e, em caso de necessidade, bloqueia as vias que possam ser atingidas pelo transbordamento de córregos. Com a ação, o motorista será redirecionado para uma rota segura e longe dos possíveis riscos.

 

Mensagem de SMS

 

A ampliação de envio de alertas via SMS 40199 e TV por assinatura é mais uma ação de alerta e prevenção. A plataforma foi desenvolvida pela Defesa Civil Nacional, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de telefonia, sendo viabilizada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. Para se cadastrar no serviço de SMS basta o usuário enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo e, em Belo Horizonte, é utilizado por cerca de 322 mil pessoas.

 

Segundo o coronel Alexandre Lucas, secretário nacional de Defesa Civil, o sistema de monitoramento e emissão de alertas preventivos utilizado em Belo Horizonte já se tornou referência para outras cidades.  “A Defesa Civil de Belo Horizonte se tornou uma referência no Brasil e é uma das precursoras na utilização de tecnologia e redes sociais que informam e buscam ações preventivas para proteger a população”, afirma.

 

O assinante de TV por assinatura das prestadoras Claro (NET), Vivo, Oi, Sky também recebem mensagens de alerta em formato de um pop-up (imagem sobreposta à tela) com duração de dez segundos. O formato e a opção de fechá-lo podem variar de acordo com a prestadora, o modelo do equipamento (decodificador) e o plano contratado. O assinante do serviço não precisa realizar qualquer cadastro para receber as notificações. Segundo a Anatel, a capital mineira possui cerca de 500 mil assinantes de TV por assinatura.

 

Os moradores de Belo Horizonte também podem acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço “defesacivilbh”.

 

Capacitação de Voluntários

 

Para ajudar no trabalho de prevenção e de mitigação de riscos, o Sistema Municipal de Defesa Civil conta com os Núcleos de Defesa Civil (Nudec). Eles são formados por cidadãos da comunidade que, através do trabalho voluntário e solidário, contribuem com ações preventivas nas áreas de risco, além de orientar e prestar socorro mais imediato nas situações de calamidade e emergência.

 

Os voluntários participam de diversas atividades de capacitação oferecidas pela Urbel, como curso de noções básicas do Programa Estrutural em Área de Risco (PEAR), recebem capacitação para agir e orientar os moradores nos períodos de chuvas intensas e prolongadas, sobre os indícios de trincas nas moradias, movimentação de terreno e elevação do nível das águas de córregos e ribeirões. Além de habilitar os participantes a identificar os tipos de risco geológico e os agentes (lixo, corte inadequado de barrancos, lançamento de água servida em encostas e outros) e treinamentos de formação e reciclagem ministradas pelo Corpo de Bombeiros.  Os voluntários também recebem os alertas de chuva que são transmitidos para a comunidade. A Prefeitura de Belo Horizonte conta com a participação de aproximadamente 400 voluntários do Nudec, abrangendo 49 comunidades de todas as regiões da cidade.

 

Além dos Núcleos de Defesa Civil, a Prefeitura ainda conta com a participação dos Núcleos de Alerta de Chuva (NAC) que são formados por 400 voluntários moradores e trabalhadores que atuam em áreas de risco, alagamento e inundação. Estes voluntários têm um papel importante na mitigação de riscos em caso de chuvas fortes. Durante o ano eles participam de atividades de capacitação oferecidas pela Urbel e realizam treinamento de formação e reciclagem ministrado pelo Corpo de Bombeiros. Eles também aprendem como agir e orientar os moradores nos períodos de chuvas intensas e prolongadas e recebem os alertas de chuva que são transmitidos para a comunidade.

 

O cidadão também pode diminuir os impactos causados pelas chuvas ao não jogar lixo nas encostas, não realizar cortes em barrancos e não construir em áreas irregulares. As vistorias em áreas de risco devem ser solicitadas pelo telefone 3277-6409, de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h. Em caso de emergência elas são realizadas pela Defesa Civil, que pode ser acionada pelo 199.