10 January 2024 -
A Prefeitura de Belo Horizonte comemora, nesta quarta-feira (10), os 50 anos de criação da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel). Criada em janeiro de 1974, com o nome Companhia de Processamento de Dados do Município de Belo Horizonte, a Prodabel foi fundada com o intuito de informatizar a capital. Atualmente, a empresa, que tem mais de 500 funcionários, gerencia mais de 400 sistemas do município, 2 mil km de fibra óptica, 4.300 pontos de internet gratuita e de alta velocidade espalhados pela cidade, com mais de 2,4 milhões de usuários cadastrados. Destes, quase 400 mil são moradores das 218 vilas e favelas.
Ao comemorar os 50 anos da Prodabel, o prefeito Fuad Noman destacou o trabalho da empresa voltado à administração municipal e, principalmente, em benefício dos moradores de Belo Horizonte.
“Temos comemorações muito importantes para fazermos dentro dos 50 anos da Prodabel. Uma é o treinamento dado pela Prefeitura a mais de 11 mil profissionais da área da tecnologia. Precisamos comemorar também o sucesso do programa Vila + Conectada, que leva internet gratuita a todas as casas das vilas e favelas de Belo Horizonte, beneficiando quase 400 mil pessoas. A Prodabel acompanha toda a rotina e as atividades em diversos setores da Prefeitura. Comemoramos o trabalho muito bem feito pela Prodabel voltado à comunidade, para as pessoas que precisam, e também para atender os sistemas da administração municipal”, destacou o prefeito.
A Prodabel atua junto a todos os órgãos e entidades da Prefeitura, em diversas áreas, como, por exemplo, da saúde à educação, segurança à assistência social. Ela é responsável, diariamente, pela sustentação de quase 26 mil computadores ligados na Rede Municipal de Informática (RMI). O Centro Integrado de Monitoração e Operação (CIMO) acompanha e vistoria mais de 7.043 ativos, tais como sistemas, redes e equipamentos de toda PBH.
“Para manter tudo em ordem, há grande esforço dos empregados que se dedicam, muitas vezes de forma extraordinária, seja na entrega de sistemas, monitorando o Datacenter, o CIMO, a segurança da rede, a conexão, o funcionamento dos micros, garantindo o processos tecnológicos que suportam as políticas públicas, atendendo às demandas a tempo e a contento”, comenta o diretor-presidente da Prodabel, Jean Mattos Duarte.
A Prodabel possui uma das mais completas plataformas de dados geográficos entre as cidades brasileiras, a ferramenta BHmap, acessível gratuitamente na internet. São mais de 200 camadas com diversos dados e mapas específicos do município, como equipamentos públicos, nomes de logradouros, dados demográficos por bairros, regionais.
Além disso, a base de dados da empresa evoluiu para a política de Cidades Inteligentes, com transformação digital, dados geográficos com uso de drones e agora utilização da Inteligência Artificial.
A Prodabel também conduz os processos de definição e implantação de políticas de tecnologia de informação e comunicação em todo o município e, para isso, criou um Guia de Governança em TIC e atua na coordenação do programa Belo Horizonte Cidade Inteligente, com ações de inovação e transformação digital em todas os órgãos e entidades do município.
Premiações
Ao longo de 2023, foram seis prêmios de relevância nacional e internacional, além de ser finalista em um dos maiores prêmios internacionais para Cidades Inteligentes. Entre eles, o 1º lugar no Concurso Nacional de Inovação no Setor Público da ENAP, na categoria Inovação em Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo Estadual, do Distrito Federal e Municipal. No mesmo concurso a Prodabel ficou em 1º lugar na Escolha do Público na mesma categoria. A Prodabel também recebeu, em nome da Prefeitura, o Prêmio Cidades do Futuro 2023, da Associação Nacional de Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (ANCITI), com o Programa de Inclusão Digital e o Selo Ouro Connected Smart Cities 2023, pelo segundo ano consecutivo, durante o Connected Smart Cities & Mobility (CSCM). Além do mais, foi reconhecida como a 2ª cidade mais inteligente da Região Sudeste e a 4ª do país, no Ranking Connected Smart Cities.
Histórico
Em 10 de janeiro a Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel) completa 50 anos.
Nesta data, em 1974, o Prefeito de Belo Horizonte à época, o advogado Oswaldo Pieruccetti, dava os primeiros passos para a informatização da cidade ao criar a empresa, inicialmente chamada Companhia de Processamento de Dados do Município de Belo Horizonte.
Os antigos computadores de terceira geração dos anos 70, mainframes, gigantes e robustos, usados para fazer o processamento do IPTU e da Dívida Ativa, deram lugar, ao longo das décadas, a modernos equipamentos e as ações da Prodabel avançaram, conduzindo a transformação digital da cidade, colocando Belo Horizonte na vanguarda como uma das cidades mais tecnológicas e inovadoras da América Latina, com reconhecimento internacional.
Presente em pouco mais de um terço dos 126 anos de história da capital mineira, a Prodabel é sinônimo de pioneirismo.