Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Belo Horizonte celebra o mês da pessoa idosa
Foto: Arte/PBH

Prefeitura de Belo Horizonte celebra o mês da pessoa idosa

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte promove durante todo o mês de outubro ações de conscientização e sensibilização sobre os direitos da pessoa idosa e a temática do envelhecimento saudável e ativo. As atividades fazem parte da 2ª edição do Outubro Prateado, em alusão ao mês da pessoa idosa. A programação de ações pretende destacar a valorização e o respeito a esse público na capital.

 

A campanha Outubro Prateado pretende estimular a preservação da autonomia e independência, reconhecer e agradecer às pessoas com mais de 60 anos por suas contribuições, além de buscar a construção de uma cidade que cuida dos idosos e se prepara para o envelhecimento. Toda a programação é organizada pela Diretoria de Políticas para as Pessoas Idosas em parceria com a rede socioassistencial e sociedade civil organizada. Confira a programação completa.

 

Para a diretora de Políticas para a Pessoa Idosa, Renata Martins, celebrar a 2ª edição da Campanha Outubro Prateado, reforça o compromisso da gestão na atuação de uma cidade amiga dos idosos. “Buscamos apresentar uma programação que contribui para a promoção da cidadania e visibilidade da pessoa idosa, apoiada no pilar do envelhecimento saudável e o reconhecimento  como protagonista de sua história e da história da nossa cidade”, acrescenta.

 

Políticas para Pessoa Idosa

 

A Diretoria de Políticas para a Pessoa Idosa (DPEI), vinculada à Subsecretaria de Direito e Cidadania (SUDC) da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC) participa ativamente do processo de discussões e tomada de decisões do município na implantação e efetivação de políticas públicas voltadas para essa população, colaborando tecnicamente com outros órgãos da administração pública municipal.

 

No campo de atuação, propõe, articula e implementa programas, serviços, ações afirmativas, parcerias que visem a promoção, afirmação do protagonismo, defesa dos direitos, eliminação da discriminação e da violência contra a pessoa idosa, superação das desigualdades e a inserção da pessoa idosa na vida econômica, política, cultural e social da cidade.

 

Além de proporcionar um espaço para discussões de temáticas das políticas públicas voltadas para a pessoa idosa, por meio de Fóruns Regionais, ela desenvolve e incentiva, de forma intersetorial por diversos órgãos municipais e o Conselho Municipal do Idoso, estudos e pesquisas, buscando melhorias e eficiência no desenvolvimento constante de suas ações.

 

A DPEI também é responsável por coordenar o Centro de Referência da Pessoa Idosa (CRPI). O equipamento funciona de maneira intersetorial e oferece serviços e programas voltados para a promoção do envelhecimento saudável. No local são disponibilizadas várias atividades, entre cursos, oficinas e palestras que visam a socialização, inclusão, convivência intergeracional, melhoria da qualidade de vida e elevação da autoestima da pessoa idosa. Conheça as ações da Diretoria de Políticas para a Pessoa Idosa.

 

Cuidado e Qualificação das Políticas Públicas

 

Em 2020, BH aderiu à estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, conjunto de iniciativas que tem por objetivo garantir um envelhecimento saudável, inclusivo e participativo.

 

Além de realizar qualificar os serviços de forma contínua, a Prefeitura de Belo Horizonte vem trabalhando com um comitê formado por servidores públicos, pessoas idosas e Organizações da Sociedade Civil para a construção do primeiro Plano Municipal do Envelhecimento. O documento constitui importante instrumento democrático na construção e na efetivação de políticas públicas como direitos do cidadão idoso e dever do Estado.