Pular para o conteúdo principal

Integrantes de bloco de rua, usando as fantasias de abacaxi, segurado instrumentos de percussão
Foto: Julia Lanari/Belotur

Prefeitura de Belo Horizonte abre o cadastro de Blocos de Rua para o Carnaval

criado em - atualizado em

 

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur e da Prodabel, abre nesta terça-feira, dia 23, o cadastro de Blocos de Rua para o Carnaval de Belo Horizonte 2019. O procedimento garante o atendimento de demandas como desvio de trânsito, limpeza, instalação de banheiros químicos e segurança para os desfiles. Para o cadastramento, os interessados devem acessar a página de Eventos, disponível até o dia 19 de novembro de 2018.
 

A inscrição está aberta para Blocos de Rua que desfilam durante o período oficial do Carnaval, que em 2019 vai de 16 de fevereiro a 10 de março. Caso o cortejo esteja fora destas datas os responsáveis deverão comunicar diretamente a cada órgão municipal (segurança, trânsito, limpeza urbana) para as devidas providências.
 

O cadastramento é uma das principais ferramentas para o planejamento da operação do Carnaval. Essa será a única oportunidade que os representantes terão para cadastrarem informações sobre seus cortejos. “Essa ação é uma das dezenas que estamos planejando para fazer com que a folia da capital seja cada vez mais inovadora, organizada e surpreendente para o morador e para o visitante”, afirma Aluizer Malab, presidente da Belotur.
 

A grande novidade deste ano é que o mapa disponibilizado para a definição dos trajetos já terá algumas restrições referentes a áreas de segurança (locais com risco de alagamento, por exemplo), rotas de ambulância, circuito de desfile de escolas de samba e blocos caricatos, feiras, palcos oficiais, túneis, viadutos, passarelas, áreas hospitalares, rotas de foliônibus e rotas essenciais para a fluidez do trânsito na cidade.
 

Diretor de Eventos da Belotur, Gilberto Castro explica que uma das principais vantagens dessa evolução no sistema é a possibilidade de manter a cidade e seus serviços funcionando reduzindo o impacto para os moradores. “Além de permitir uma melhor operação durante o período do Carnaval, o processo fica mais simplificado para os próprios representantes dos blocos, diminuindo as burocracias”, afirma.
 

O cadastro não é obrigatório, mas os blocos que optarem por não fazê-lo não contarão com a infraestrutura disponibilizada pela Belotur, tais como banheiros químicos, fechamento de vias, divulgação, segurança e limpeza. Somente os blocos cadastrados poderão participar, também, do Edital de Subvenção, que oferece auxílio financeiro para os desfiles. A inscrição no Edital de Subvenção é gratuita e está prevista para novembro de 2018.
 

A ferramenta da Prefeitura permite que o representante cadastre até dois trajetos por bloco, inserindo informações como data, horário, local de concentração, trajeto e dispersão - tudo com o auxílio de um mapa. Para sanar possíveis dúvidas, a Prodabel disponibilizou um tutorial que pode ser acessado no portal da PBH (http://eventos.pbh.gov.br/ajuda.pdf). Quem ainda tiver dificuldades no cadastramento pode ligar para 3277-9702.
 

A Belotur criou, também, um guia com dicas para organizadores de blocos, que pode ajudar estreantes e quem já colocou o bloco na rua. Ele contém informações sobre normas, etapas de cadastramento, editais, entre outras.

 

Acesso o guia no link: http://bit.ly/guiaorganizadoresblocosderua.