Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Belo Horizonte abre mais 30 leitos pediátricos
Foto: Divulgação/PBH

Prefeitura de Belo Horizonte abre 30 leitos pediátricos

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte segue com as ações para reforçar o atendimento durante o período de alta incidência de doenças respiratórias. Para garantir assistência oportuna, segura e de qualidade, já estão ativos 30 novos leitos de enfermaria pediátrica, 20 no Hospital Metropolitano Odilon Behrens e 10 no Hospital da Baleia. Nesse número estão incluídos os 10 abertos na semana passada no HOB. A ampliação de leitos integra as ações do Plano de Enfrentamento das doenças respiratórias da Prefeitura, que é ativado mediante aumento na demanda. 

Neste momento, houve aumento no número de solicitações para internações hospitalares entre as crianças menores de 1 e até 4 anos. Considerando o período de 23 a 29 de março, foram 123 solicitações. Já no período de 20 a 26 de abril, as solicitações passaram para 278. “Por isso, priorizamos a abertura de leitos pediátricos. A Secretaria Municipal de Saúde mantém monitoramento sistemático do cenário epidemiológico e assistencial e outras medidas poderão ser tomadas, caso seja necessário”, explica o subsecretário de Assistência à Saúde, André Menezes.  

Cabe ressaltar que os 153 centros de saúde e as nove UPAs do município estão preparadas para atender as pessoas com sintomas respiratórios. Além disso, a Prefeitura oferta teleconsultas para quem apresenta sintomas leves, como resfriados, diarreias, vômitos, suspeita de infecção urinária ou dores articulares, por exemplo. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 20h.  O agendamento deve ser feito no portal da Prefeitura.