Pular para o conteúdo principal

Prefeitura cria podcast com foco em educação nutricional
Foto: Stênio Lima

Prefeitura cria podcast com foco em educação nutricional

criado em - atualizado em

Referência dentro e fora do país na gestão do Programa de Alimentação Escolar, a Prefeitura de Belo Horizonte inova mais uma vez. A Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional criou o podcast Educação Alimentar e Nutricional, que busca ampliar as possibilidades e formas de levar conteúdos até as famílias, com objetivo de informar à população sobre assuntos diversos relacionados à alimentação e nutrição. 

Os episódios, disponíveis em diversas plataformas de áudio, visam alcançar públicos de todas as idades, condições socioeconômicas e de saúde, reforçando o caráter formativo sobre o tema. Os assuntos contemplam desde dicas de alimentação saudável, com receitas econômicas, orientações para as famílias na hora do planejamento e preparo das refeições, até reflexões sobre o ato de comer e suas relações sociais.

Em função do contexto de distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19, novas formas de chegar até as famílias precisaram ser desenvolvidas. As ações realizadas, em sua maioria, no ambiente escolar, em unidades socioassistenciais do município e em outros espaços físicos, foram repensadas de forma a chegar às casas das famílias belo-horizontinas. 

“Arquivos em áudio foram identificados como instrumentos de fácil compartilhamento e acesso às famílias, além de serem práticos. Enquanto ouvem o podcast, as famílias podem desenvolver outras tarefas do dia a dia: trabalhar, se deslocar e praticar atividades físicas. Neste mesmo sentido, estudos apontam que esse formato já se tornou um hábito, e que o consumo tem crescido no Brasil”, explica a subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional da PBH, Darklane Rodrigues.

Onde ouvir 

Os áudios estão disponíveis em diversas plataformas de áudio e novos episódios são publicados semanalmente, às sextas-feiras. Para ouvir, acesse o portal da Prefeitura de Belo Horizonte. Além do podcast, uma série de conteúdos virtuais relativos à alimentação saudável e saúde estão disponíveis na página EAN em Casa.