Pular para o conteúdo principal

Centro de saúde da Prefeitura. Foto ilustrativa.
Foto: Divulgação/PBH

Prefeitura conclui reformas em 21 unidades de saúde

criado em - atualizado em

Melhorar a estrutura das unidades existentes para garantir mais qualidade e conforto no atendimento à população e no trabalho dos profissionais da saúde é uma das prioridades da Prefeitura. Para isso, a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) executa as reformas e obras de manutenção em 40 centros de saúde municipais, conforme anunciado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) em maio deste ano. O investimento nas obras é de aproximadamente R$ 8 milhões.
 

Nos primeiros três meses de trabalho, a Sudecap já concluiu as reformas em 21 unidades, distribuídas nas nove regionais. Foram realizadas obras de manutenção elétrica, hidráulica, reformas nos telhados, tratamento de infiltração, marcenaria, podas, capina e pintura. Estão em andamento, simultaneamente, manutenções ou reformas em outros 69 centros de saúde. Para definir quais unidades seriam reformados e/ou revitalizadas, a atual gestão realizou um diagnóstico para identificar as condições físicas e estruturais de todos os centros de saúde da cidade e definir as prioridades.
 

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, Belo Horizonte conta com 152 centros de saúde, responsáveis por cerca de 30 mil atendimentos diários, entre consultas, visitas domiciliares, vacinas, curativos, exames e dispensação de medicamentos. As unidades básicas de saúde atendem consultas agendadas e também demandas espontâneas. Na atual gestão, foram abertas duas novas unidades, o Centro de Saúde Zilah Spósito, na região Norte, e o Centro de Santa Mônica II, em Venda Nova.