Pular para o conteúdo principal

Rua totalmente asfaltada na Vila Ecológica.
Foto: Stênio Lima/PBH

Prefeitura conclui obras de urbanização na Vila Ecológica

criado em - atualizado em
Asfalto nas ruas, redes de água e esgoto oficiais, coleta de lixo na porta, novas ligações viárias e outras intervenções realizadas pela Prefeitura, por meio da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), na Vila Ecológica, região do Barreiro, estão mudando para a melhor a vida dos moradores da comunidade. Além dos benefícios da transformação física do local e da maior mobilidade para quem circula de carro, e até caminhando, as obras já estão trazendo reflexos positivos para a convivência entre os moradores e também para o comércio local.
 
Leonice Santos é proprietária de um sacolão na comunidade. Sua irmã mora na vila Ecológica há 15 anos e ela sempre ia visitá-la. Quando viu o andamento da obra de urbanização, Leonice enxergou a oportunidade de abrir um comércio em uma esquina estratégica que seria beneficiada pelas intervenções.
 
“Estou com esse sacolão há oito meses. Se não fosse a obra não teria montado porque não tinha como chegar aqui. Antes era puro barro, cheio de buraco, lixo no córrego e esgoto correndo na rua. Quando chovia não passava carro. Agora acabou tudo isso. Está bom demais urbanizado. Depois dessa obra tenho clientes que vêm de longe e param o carro na porta para fazer as compras. Meus fornecedores também conseguem parar o caminhão aqui e me entregar as mercadorias”, comemora a comerciante.
 
E não foi só Leonice que aproveitou a oportunidade. Outros estabelecimentos comerciais foram abertos durante o andamento das obras e a oferta de produtos aos moradores só vem aumentando.  Segundo a comerciante, além do sacolão, a comunidade já conta com um novo bar, e duas lojas estão sendo construídas bem em frente à sua.
 
Outro ponto positivo observado na vila foi a maior convivência entre os vizinhos, que agora se reúnem nas ruas urbanizadas. Segundo Anderson Lima, presidente da Associação Comunitária da Vila Ecológica e membro do grupo de referência que acompanhou toda a intervenção, é nítida a mudança da movimentação das pessoas. “A confraternização entre os vizinhos melhorou muito com a rua asfaltada. As crianças saem para brincar e as pessoas sentam na calçada para conversar. Ficou bem movimentado aqui. Todo mundo está feliz”, conta.
 
E com o fim do barro e a chegada do asfalto, Anderson também notou que os moradores começaram a fazer obras em suas casas. “Isso aqui agora ficou excelente. Aí todo mundo se animou a melhorar a sua casa com pintura nova, muros. Só temos a agradecer”, ressalta. 
De acordo com a chefe da Divisão de Acompanhamento de Empreendimentos da Urbel, Adriana Lemos, as obras, realizadas por meio do Orçamento Participativo (OP), contaram com um investimento de cerca de R$ 2,7 milhões para a urbanização de três vias. 
 
O engenheiro da Urbel responsável por coordenar a execução do empreendimento, Luiz Delgado, conta que as intervenções incluíram a abertura de 100 metros da rua das Rosas, 170 metros da rua da Paz e 300 metros da rua Esperança, com implantação de redes de esgoto, drenagem e água, além de pavimentação nas três ruas. 
 
Também foi executada a proteção da margem do córrego com a implantação de 70 metros de contenção. Para finalizar as intervenções, a comunidade da Vila Ecológica aguarda somente a implantação de rede de energia elétrica regular pela Cemig.
 

11/07/2018. Vila Ecológica. Fotos: Stênio Lima/PBH