Pular para o conteúdo principal

Arte feita pela PBH
Foto: Arte/PBH

Prefeitura celebra 30 anos da Biblioteca Pública com programação virtual

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura realizam, de maio a dezembro de 2021, uma programação virtual especial para celebrar as três décadas da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (BPIJ-BH). As atividades planejadas incluem mediação de leitura, sarau, encontro de narradores de histórias e oficina de escrita criativa, entre outras atrações. Toda a programação é gratuita e pode ser acessada no Portal da Prefeitura. 

 

O projeto “30 anos da BPIJ-BH” comemora a história e as ações que a biblioteca vem realizando ao longo dos anos, garantindo a democratização do acesso à leitura como um direito cultural, por meio de projetos de formação, fomento, difusão e promoção da leitura literária e da escrita. Essas atividades abordam também a memória, o patrimônio cultural e as artes por meio do trabalho de mediação de leitura e de intervenções artísticas relacionadas ao livro. 

 

Para a comemoração dos 30 anos, foi pensado um projeto que pretende aproximar as pessoas dos livros, da literatura, da história desta biblioteca e, acima de tudo, aproximar umas das outras, apesar do distanciamento físico imposto pela pandemia da Covid-19. As ações do aniversário da biblioteca, junto às ações permanentes, integram o desejo de uma atuação virtual ampliada para que todos possam estar reunidos. 

 

“Para marcar esta data especial, que nos remete a momentos tão importantes da trajetória deste equipamento público da cidade de Belo Horizonte, criamos uma programação em que diferentes histórias aparecem como protagonistas: as que são contadas nos livros e têm papel tão importante na formação das pessoas, e também aquelas vivenciadas por quem frequentou a Biblioteca ao longo dos anos e enxerga neste espaço cultural parte de sua própria história”, afirma Fabíola Moulin, secretária Municipal de Cultura e presidenta interina da Fundação Municipal de Cultura. 

 

Programação

 A programação conta com atividades para variados públicos e faixas etárias, sendo a maior parte realizada com transmissão ao vivo no canal de Youtube da Fundação Municipal de Cultura. Em maio, a Manhã Encantada apresentará aos sábados (dias 8, 15, 22 e 29), às 10h, um encontro marcado com a fantasia através da narração de histórias para o público infantil. Ao longo do mês, a página do Facebook da Biblioteca também receberá as postagens diárias Lembranças da Biblioteca, com vídeos que trarão depoimentos de profissionais e frequentadores que fizeram parte da história do equipamento cultural. 

 

Em junho, a programação recebe novos convidados em atrações que serão disponibilizadas no canal de Youtube da Fundação Municipal de Cultura. Na quinta-feira, 3 de junho, às 15h, o podcast Biblioteca convida trará um encontro com as três primeiras gestoras da BPIJ-BH, as convidadas Antonieta Cunha, Maria do Carmo Maggi e Reni Thiago, com mediação de Ana Paula Cantagalli, servidora pública e atual gestora da BPIJ-BH. Na terça-feira, dia 8 de junho, às 19h, a atividade Corre de fada promoverá uma conversa com Val Armanelli, que é artista visual, ilustradora, quadrinista, professora e poeta, sobre o quadrinho “Comida de fada”. 

 

Na quinta-feira, 17 de junho, às 19h, será transmitido o podcast Desenhando o quadrinista, um bate-papo com quadrinistas de BH sobre seus percursos de leitura, memórias afetivas e ídolos no mundo das HQ’s. Na quarta-feira, 23 de junho, às 19h, o Sararau Palavra Preta realiza uma reunião de poetas e convidados (as) para performances envolvendo a produção de poetas negros brasileiros. O evento acontece na plataforma Google Meet. Para participar, os interessados deverão enviar uma solicitação neste e-mail, se inscrevendo, até 12h antes do início programado para a atividade. Na quarta-feira, dia 30/06, às 10h, a programação será encerrada com uma Roda de leitura com as Crianças voltada ao público infantil.
 
As atividades dos meses seguintes serão divulgadas no portal da Prefeitura.  

 

Atividades permanentes 

Em razão da pandemia de Covid-19, desde 2020 os encontros presenciais da biblioteca foram substituídos por encontros virtuais, que acontecem em plataformas gratuitas de comunicação. Entre as atividades permanentes que necessitam de inscrição prévia, estão Prosa Poética - Oficina de escrita criativa, Roda de leitura e Encontro de Contadoras de Histórias. Para participar, os interessados deverão enviar uma solicitação neste e-mail, se inscrevendo até 12h antes do início programado para a atividade. A atividade Histórias e crianças de narração e leitura de histórias para crianças e suas famílias acontecem sem inscrição prévia em lives no canal do Youtube da Fundação Municipal de Cultura. 

 

Nas terças-feiras, sempre às 10h, o Prosa Poética - Oficina de escrita criativa, que tem como público jovens e adultos, oferece um espaço permanente para o escritor aprendiz exercitar a criatividade, trocar ideias e experiências com mediação da técnica em patrimônio cultural e pedagoga Kátia Mourão. A Roda de leitura, encontro permanente para a prática da leitura em voz alta e reflexão sobre a literatura em suas diversas formas de expressão, ganhou uma versão on-line que acontece nas quartas-feiras, às 14h.  A atividade tem a mediação do bibliotecário Wander Ferreira e é dedicada ao público jovem e adulto.

 

Quinzenalmente, nas quintas-feiras, às 17h30, os encontros Histórias e crianças acontecem para narração e leitura de histórias para crianças e suas famílias. A atividade terá mediação do bibliotecário Rodrigo Teixeira e a participação da equipe da FMC e voluntários. Já o Encontro de Contadoras de Histórias, realizado sempre nas sextas-feiras, às 10h, promove uma reunião para seleção e pesquisa de textos literários, exercícios de narração de histórias e trocas de vivências, com mediação do bibliotecário Rodrigo Teixeira.

 

Sobre a Biblioteca

 A Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (BPIJ-BH) foi criada em fevereiro de 1991 e é precursora no atendimento das necessidades e especificidades da infância e juventude no município. Ao longo dos anos, este espaço se consolidou como referência em biblioteca pública infantil e juvenil, bem como no atendimento ao público em geral, além de ser local de referência para pesquisadores em literatura, educação, artes e outros. Atualmente, a biblioteca funciona dentro do Centro de Referência da Juventude – CRJ, que fica na Zona Cultural da Praça da Estação, e se encontra temporariamente fechada para atendimentos presenciais em função da pandemia de Covid-19. 

 

A BPIJ-BH integra a rede de bibliotecas mantida pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, composta por 22 bibliotecas, que atuam de forma integrada, com unidades em todas as regionais da cidade. Elas ganharam, nos últimos dois anos, mais de 18 mil títulos em seu acervo e garantem o acesso gratuito a 46.350 títulos e 115.780 exemplares, entre livros, folhetos, artigos, dissertações, monografias, teses, periódicos, CD-ROMs, DVDs, catálogos e outros itens. No momento, estes equipamentos encontram-se fechados ao público, como parte das medidas de prevenção ao contágio pela Covid-19 adotadas pela Prefeitura de Belo Horizonte.  Ações de fomento à leitura e à literatura estão em curso no ambiente virtual, como é o caso da Coluna Literária.
 
 
Programação “30 anos da BPIJ-BH
 
Prosa Poética - Oficina de escrita criativa
Terças-feiras, sempre às 10h
Encontro virtual na plataforma Google Meet
 
Roda de leitura
quartas-feiras, às 14h
Encontro virtual na plataforma Google Meet
 
Histórias e crianças 
Quinzenalmente, nas quintas-feiras, às 17h30
Live em: Youtube.com/canalFMC
 
Encontro de Contadoras de Histórias
sextas-feiras, às 10h
Encontro virtual na plataforma Google Meet
  
Lembranças da Biblioteca
De 03/05 a 31/5, às 8h
Publicações no Facebook (www.facebook.com/bpijbh)
 
Manhã encantada
Sábados, dias 8, 15, 22 e 29/05, às 10h
Canal de Youtube da Fundação Municipal de Cultura (Youtube.com/canalFMC)
 
Corre de fada
terça-feira, dia 08/06, às 19h
Canal de Youtube da Fundação Municipal de Cultura (Youtube.com/canalFMC)
 
Biblioteca convida
quinta-feira, 03/06, às 15h
Canal de Youtube da Fundação Municipal de Cultura (Youtube.com/canalFMC)
 
Desenhando o quadrinista
quinta-feira, 17/06, às 19h
Canal de Youtube da Fundação Municipal de Cultura (Youtube.com/canalFMC)
 
Sararau Palavra Preta
Quarta-feira, 23/06, às 19h
Evento virtual na plataforma Google Meet
 
Roda de leitura com as Crianças
Quarta-feira, dia 30/06, às 10h
Canal de Youtube da Fundação Municipal de Cultura (Youtube.com/canalFMC)
 
As atividades dos meses seguintes serão divulgadas no pbh.gov.br/bibliotecainfantilejuvenil