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Prefeitura ativa Posto de Comando no COP no primeiro fim de semana de Carnaval
Foto: Amira Hissa/PBH

Prefeitura ativa Posto de Comando no COP no primeiro fim de semana de Carnaval

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A Prefeitura de Belo Horizonte ativou o Posto de Comando no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) neste sábado (28/1) e domingo (28/1), durante o primeiro fim de semana do Carnaval de Belo Horizonte 2024. O Posto permanecerá ativo das 7h de sábado até 0h de domingo, e depois retoma as atividades das 7h de domingo até às 0h de segunda-feira (30/1).

 

No local, o prefeito Fuad Noman e representantes de diversas instituições se reuniram para acompanhar em tempo real as ações planejadas, além de identificar problemas eventuais e promover a tomada rápida de decisões conjuntas.

 

“Nós estamos hoje dando a largada do Carnaval de Belo Horizonte Carnaval, esse que esperamos que vá movimentar mais de 5 milhões e 5,5 milhões de pessoas. A prefeitura tem que estar muito preparada para receber todas essas pessoas, dar a essas pessoas condições de tranquilidade e de segurança para que elas possam se divertir sem assédio, sem algum tipo de dificuldade de ordem pessoal. Por isso, a prefeitura agora se mobiliza para o Carnaval. Nós temos um efetivo muito grande na Limpeza Urbana, no COP, na BHTrans, a Guarda, a própria Polícia Militar. Todas as áreas estão totalmente mobilizadas para atender.”, pontuou o prefeito.

 

Além deste final de semana, o COP-BH ativará o Posto de Comando nos dias 3 e 4 de fevereiro e em todo o período do feriado de Carnaval (de 9 a 14 de fevereiro). Além disso, ele será ativado no final de semana de Pós-Carnaval (17 e 18 de fevereiro).

 

O Posto de Comando contará com a representação do COP-BH, Belotur, a Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH), a Empresa de Transportes e Trânsito (BHTRANS), Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (SUMOB), a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), por meio do SAMU, a Subsecretaria de Fiscalização (SUFIS), a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil (SUPDEC), a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SMASAC), Ouvidoria Municipal, além de órgãos estaduais, como a SEJUSP, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG) e o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER/MG).

 

Em 2024 o Posto de Comando do COP-BH contará com mais uma novidade, a transferência do Posto de Comando do Corpo de Bombeiros Militar para o COP-BH. Serão oito posições de trabalho para que os agentes possam atuar diretamente do COP-BH, com acesso às mais de 4.500 câmeras e todos os recursos disponibilizados pela Prefeitura de Belo Horizonte e parceiros durante todo o período do Carnaval.

 

Além disso, neste ano todos os representantes das diversas instituições que estarão de plantão no COP-BH, tanto na Sala de Controle quanto no Posto de Comando, passarão por treinamentos específicos. Ao todo, seis turmas de aproximadamente 60 pessoas participarão de treinamentos no Protocolo de Atuação Integrada do Carnaval, que estabelece os procedimentos essenciais para a efetiva gestão integrada do evento, que vão desde o planejamento operacional, com a alocação adequada dos recursos, passando pelo monitoramento das ações e pronta resposta de ocorrências. O objetivo da capacitação é difundir o Protocolo para todas as instituições parceiras e fortalecer as competências necessárias para o sucesso do evento.

 

Reforço no COP-BH

 

Além do Posto de Comando específico para o Carnaval 2024, a Sala de Controle Integrado do COP-BH permanecerá ativa 24 horas por dia, todos os dias da semana, acompanhando a rotina da cidade, monitorando mais de 4.500 câmeras pela cidade e garantindo que os serviços fundamentais continuem sendo prestados com agilidade e segurança. Durante o período da festividade, a Sala contará ainda com o reforço do efetivo das instituições que já atuam no Centro e com o acréscimo de instituições com atuação específica no evento, como a Belotur e a Vigilância Sanitária.