Pular para o conteúdo principal

Prefeitura ativa Posto de Comando especial no COP-BH para a 8ª Virada Cultural
Foto: Divulgação/PBH

Prefeitura ativa Posto de Comando especial no COP-BH para a 8ª Virada Cultural

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte ativará o Posto de Comando no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), neste sábado (19) e domingo (20), durante a 8ª edição da Virada Cultural de Belo Horizonte, que proporcionará ao público uma programação gratuita envolvendo cultura, entretenimento, esportes, gastronomia e intervenções urbanas. O objetivo do COP-BH é monitorar e fazer a gestão conjunta do evento, evitando impactos negativos no funcionamento da capital. 

O Posto de Comando da Virada será ativado às 17h deste sábado e permanecerá funcionando até as 7h de domingo, de forma ininterrupta. Ele será retomado ao meio-dia de domingo, permanecendo em atividade até as 22h. No intervalo entre as 7h e o meio-dia de domingo, a Sala de Controle Integrado do COP-BH será responsável pelo monitoramento e gestão do evento. 

“Quem conhece o trabalho do COP sabe da importância para a cidade. Mas mais do que isso, em eventos de grande magnitude, como a Virada Cultural, nós instalamos um Posto de Comando que é justamente um ambiente de debate entre todas as forças envolvidas, não só de Segurança, mas sobretudo de forças estratégicas, para que nós possamos, caso necessário, apresentar uma medida mais eficaz e mais rápida para a população, Nós já temos experiências muito positivas no Carnaval, no Arraial de Belo Horizonte. A torcida e a expectativa da Prefeitura de Belo Horizonte é que nós tenhamos uma virada cultural sem que haja a necessidade de qualquer tipo de intervenção mais efetiva por parte do Posto de Comando”, afirmou o secretário de Governo, Castellar Guimarães Neto. 

Com capacidade de visualizar as imagens de quase 4 mil câmeras espalhadas por toda a capital, o COP-BH promove a interlocução entre os diferentes órgãos, permitindo o acompanhamento e monitoramento das atividades planejadas pelas equipes de cada área e a gestão das ocorrências integradas do evento. Somente no decorrer deste ano, o Posto de Comando foi ativado outras três vezes: durante o Carnaval, a 24ª Parada do Orgulho LGBT+ e no Arraial de Belo Horizonte. 

Para a Virada Cultural, os gestores das áreas envolvidas estarão presentes no Posto de Comando, aptos para definir ações e adotar medidas que garantam a segurança, a mobilidade e o respeito ao Código de Posturas do Município e aos direitos fundamentais das pessoas que vivem ou transitam pela cidade. 

Participarão representantes da Secretaria Municipal de Cultural, da Fundação Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção, Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte, Guarda Civil Municipal de BH, Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte, BHTrans, Subsecretaria de Fiscalização, Superintendência de Limpeza Urbana, Secretaria Municipal de Saúde, SAMU, Coordenadoria de Atendimento Regional Centro-Sul, além da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais e  do Instituto João Ayres.