Pular para o conteúdo principal

Diálogos por La Inclusion
Foto: Divulgação PBH

Prefeitura apresenta políticas para grupos em situação de vulnerabilidade social

criado em - atualizado em

As estratégias e políticas da Prefeitura de Belo Horizonte para pessoas de grupos vulneráveis serão apresentadas nesta terça-feira (9) no fórum “Diálogos por la Inclusíon” – evento virtual, promovido pela Unesco, em colaboração com a cidade de León (México). O objetivo do evento é contribuir para que as cidades continuem a ter um papel de liderança no alcance de sociedades mais inclusivas, participativas e sustentáveis.

Cada diálogo contará com conferências, painéis para o desenvolvimento de cada tema e mesas redondas com especialistas internacionais e representantes da sociedade civil. A experiência de Belo Horizonte será apresentada pela diretora de Proteção Social Básica, Eliete Rezende, com tradução do Diretor de Relações Internacionais, Hugo Salomão, na mesa “Inclusão de Grupos Vulneráveis”. A participação da Prefeitura de Belo Horizonte foi articulada e será traduzida pela Diretoria de Relações Internacionais.
 

Serão destacados programas já consolidados em Belo Horizonte, como o “Maior Cuidado”, voltado para o atendimento à população idosa da cidade em domicílio; o “Mala de Recursos Lúdicos” e o Serviço de Proteção Social Especial para  Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias, voltados para pessoas com deficiência, idosos e suas famílias. Além dessas experiências, estratégias nos territórios vulneráveis também serão pautadas, como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - ProJovem e o Trabalho Comunitário, ambos desenvolvidos nos Centros de Referência de Assistência Social.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Maíra Colares, destaca os avanços nas políticas públicas nos últimos anos. "Belo Horizonte vem investindo em políticas de proteção social para prevenir a violação de direitos. Essas são inovações que serão apresentadas no fórum “Diálogos por la Inclusíon” são de suma importância para que possamos avançar na qualificação dos serviços públicos oferecidos diariamente a cada cidadão e a cada família em nosso município", conta.
 

Para Eliete Rezende, a participação de Belo Horizonte é uma oportunidade de impulsionar e compartilhar as ações implementadas no município. “Além de poder compartilhar iniciativas importantes e estratégicas que promovam a proteção social buscando garantir o protagonismo e a inclusão deste público na família e na sociedade de forma geral, nossa participação neste fórum também é uma oportunidade de aprender com experiências de outras cidades e países. A troca de conhecimentos e o compartilhamento de experiências são motivo de muito orgulho," destaca Eliete.