7 August 2023 -
A partir desta terça-feira (8), o transporte coletivo da capital terá um acréscimo nos dias úteis de 133 novas viagens em 19 linhas. As medidas dão continuidade às ações implementadas pela Prefeitura de Belo Horizonte para a melhoria do transporte público na capital e atendem às demandas da população, tendo em vista que parte das linhas que receberão acréscimos de viagens estão entre as que recebem mais reclamações dos usuários.
Nesta terça-feira, 18 linhas vão receber 131 novas viagens, sendo 109 nos horários de pico (nas faixas de 5h, 6h, 7h, 16h, 17h e 18h) e 22 novas viagens no fora pico.
Confira as novas viagens das linhas:
- 205 - Metro Calafate/Buritis - 2 novas viagens;
- 707 - Estação São Gabriel/Jardim Guanabara - 7 novas viagens;
- 806 - Estação São Gabriel/Vista do Sol via Nazaré - 10 novas viagens;
- 808 - Estação São Gabriel/Paulo VI - 12 novas viagens;
- 823 - Estação São Gabriel/Bairro Vitoria - 13 novas viagens;
- 825 - Estação São Gabriel/Vitória II via UPA Nordeste - 11 novas viagens;
- 832 - Estação São Gabriel/Capitão Eduardo - 5 novas viagens;
- 1505 - Alto dos Pinheiros/Tupi - 3 novas viagens;
- 2104 - Nova Gameleira/BH Shopping - 5 novas viagens;
- 5250 - Estação Pampulha/Betânia - 4 novas viagens;
- 9032 - Granjas de Freitas/Centro - 12 novas viagens;
- 9208 - Taquaril/Conjunto Santa Maria - 8 novas viagens;
- 9412 - Conjunto Taquaril/Padre Eustáquio - 7 novas viagens;
- 9503 - Taquaril/Jaragua - 2 novas viagens;
- 5502C - Pousada Santo Antônio - 10 novas viagens;
- 5503A - Goiânia A - 9 novas viagens;
- 5503B - Goiânia B - 4 novas viagens;
- 8001A - Santa Inês/BH Shopping - 7 novas viagens.
Na próxima quinta-feira (10), a linha 5102 (UFMG / Santo Antônio) receberá duas novas viagens nos horários de pico.
As linhas 806, 808, 823 e 825 estão entre as mais reclamadas e serão beneficiadas nesta etapa.
Por isso é fundamental que o usuário registre a reclamação por meio do PBH APP, pelo WhatsApp (31) 98472-5715 ou no Portal de Serviços. Além da linha, é necessário que o passageiro informe o número do veículo e horário da ocorrência para melhor direcionar a equipe de fiscalização. Todas as reclamações são devidamente apuradas, enviadas às concessionárias para a resolução dos problemas e também são utilizadas para revisão e melhorias nos quadros de horários das linhas.
Entre as contrapartidas exigidas das empresas de ônibus estão mais viagens, qualidade dos veículos e respeito ao quadro de horários. Se os critérios estabelecidos pela Prefeitura de Belo Horizonte não forem atendidos para cada viagem, não haverá o pagamento da remuneração complementar às concessionárias. Equipes da Superintendência de Mobilidade do Município (Sumob) e da BHTRANS vão acompanhar e fiscalizar o cumprimento das viagens nas estações, nos pontos finais das linhas e por meio do COP-BH.
Esta é mais uma etapa das mudanças que vão acontecer após a sanção da Lei 11.458/23. Em julho/2003 já foram acrescidas 155 novas viagens aos sábados e 185 novas viagens nos dias úteis. Até o final deste ano as empresas terão que fazer um incremento de 10% nas viagens, saltando das atuais 21.700 para 23.870. Haverá ainda mais alterações em linhas e mudanças em quadro de horários, itinerário ou criação de novas linhas. Além disso, 420 novos veículos serão inseridos na frota até o final do ano.
O novo quadro de horários dos ônibus poderá ser acessado on-line.