Pular para o conteúdo principal

Prefeitura anuncia estratégia para atendimento pediátrico no final de semana

criado em - atualizado em

Para garantir a assistência médica pediátrica de urgência neste final de semana, a Prefeitura de Belo Horizonte destacou três Unidades de Pronto Atendimento para concentrar os casos: UPAs Barreiro, Oeste e Norte. Dessa forma, cada unidade vai funcionar com pelo menos três médicos para o público infantil, além dos atendimentos de pacientes adultos. No sábado, de 7h às 19h, os casos mais leves de pediatria poderão ainda ser atendidos em cinco Centros de Saúde, sendo um por região, abertos exclusivamente para as crianças.  

São considerados casos de urgência: prostração, febre alta frequente, reação alérgica (vermelhidão do corpo), crise convulsiva e dificuldade para respirar. Os casos leves podem ser: tosse, coriza, dor de garganta e mal estar leve.  

“A ideia é um atendimento mais rápido, de qualidade e fazendo com que esses pacientes também possam ser atendidos nos Centros de Saúde”, explicou a secretária de Saúde, Cláudia Navarro, em entrevista coletiva nesta sexta-feira (10). De acordo com a secretária adjunta de Saúde, Taciana Malheiros, o funcionamento dos cinco centros de saúde, que inicialmente será somente neste sábado (11), pode ser expandido, caso seja preciso. “Vamos monitorar o reflexo dessa medida. Se necessário, ampliaremos para domingo e feriados”, acrescentou. 

Nas UPAs Centro-Sul, Leste, Nordeste, Venda Nova e Pampulha, das 19h desta sexta-feira até às 19h de domingo, o atendimento será exclusivamente para adultos. Vale reforçar que os casos de pediatria da regional Noroeste continuam sendo atendidos no Hospital Odilon Behrens (HOB), não havendo alteração no fluxo. 

Veja onde haverá atendimento pediátrico de urgência neste final de semana (de 19h de sexta-feira às 19h de domingo):

UPA Barreiro - Av. Aurélio Lopes, 20 - Diamante

UPA Norte - Av. Risoleta Neves, 307 - Bairro Novo Aarão Reis 

UPA Oeste - Av. Barão Homem de Melo, 1.710 - Jardim América 

HOB - R. Formiga, 50 - São Cristóvão 

Veja quais serão os centros de saúde com atendimento de casos leves de pediatria neste sábado (de 7h às 19h): 

Centro de Saúde Carlos Chagas - Av. Francisco Sales, 1.715 - Santa Efigênia

Centro de Saúde São Geraldo - Av. Itaituba, 318 - São Geraldo

Centro de Saúde São Paulo - R. Airuoca, 455 - São Paulo

Centro de Saúde São Francisco - R. Viana do Castelo, 485 - São Francisco

Centro de Saúde Rio Branco - R. Crisanto Muniz, 120 - Rio Branco