Pular para o conteúdo principal

Cantora Xênia ao lado da logo da Virada Cultural.
Arte: PBH

Prefeitura anuncia cantora Xenia como mais uma atração da Virada Cultural de BH

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e o Instituto Periférico (Organização da Sociedade Civil – OSC) anunciam Xenia França como a grande atração para o palco da rua Guaicurus, no dia 21 de julho, na Virada Cultural de Belo Horizonte. A cantora acaba de ser indicada ao Latin Grammy Award em duas categorias, Melhor Álbum de Pop Contemporâneo e Melhor Música, com “Pra que me Chamas?”, faixa do seu segundo videoclipe. Com esse trabalho, a artista concorre ainda ao Women Music Award como Melhor Videoclipe e também Melhor Show. Em 2018 realizou a primeira turnê nos EUA.

 

A artista começou a carreira cantando sambas e clássicos da MPB na noite paulistana. Inserida em um cenário artístico de resgate e propagação da cultura afro-brasileira, se transformou em uma referência de empoderamento e comportamento feminino, principalmente para as mulheres negras. Hoje, amante da cultura e música cubana, a baiana radicada em São Paulo, reverencia o som que vem da diáspora negra, em uma sonoridade essencialmente pop com pitadas de música eletrônica, jazz, samba-reggae, rock e R&B.

 

“Minhas influências desde pequena são Michael Jackson, Stevie Wonder, Gilberto Gil, Elza Soares, Margareth Menezes, Ilê Aiyê, Olodum, Edson Gomes, Milton Nascimento, entre outros. Também posso dizer que, há pouco mais de quatro anos, vivo um verdadeiro caso de amor pela música e cultura cubana. No meu trabalho, eu louvo esse povo tão maravilhoso por meio do Batá, tambor sagrado presente entre as gravações.”, comenta Xenia.

 

 

Sobre a Virada Cultural

A Virada será realizada durante 24 horas, das 17h do dia 20 de julho às 17h do dia 21 de julho, com uma ocupação artística e cultural no hipercentro de Belo Horizonte. Ao todo, serão cerca de 400 atrações gratuitas - 136 selecionadas pelo edital - que devem atrair cerca de 500 mil pessoas em um circuito formado por seis áreas principais no centro da capital, além de espaços culturais parceiros, em uma experiência intensa de compartilhamento e ocupação do hipercentro, atrelada ao convívio com diferentes culturas, estilos, credos e tribos. O evento é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e do Instituto Periférico. Mais informações no site da Virada Cultural. Acompanhe: facebook, instagram: @viradaculturalBH #ViradaBH