Pular para o conteúdo principal

Prefeitura amplia vacinação contra catapora
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Prefeitura amplia vacinação contra catapora

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte amplia, a partir desta segunda-feira, a vacinação temporária contra a catapora (varicela) para crianças e adolescentes até 14 anos não vacinados e os trabalhadores da área da saúde que também não se imunizaram contra a doença. A ampliação temporária da vacinação segue recomendação da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais e poderá se estender até o término do estoque disponibilizado para a capital.

Os grupos convocados podem ser imunizados em qualquer um dos 152 Centros de Saúde de Belo Horizonte, após a avaliação do cartão de vacina. 

A varicela (catapora) é uma infecção viral primária febril aguda, altamente contagiosa, caracterizada pelo aparecimento de pústulas e pequenas crostas secas não infecciosas na pele, acompanhadas de coceira. Em crianças, a doença geralmente é benigna. Em adolescentes e adultos, em geral, o quadro clínico pode ser mais grave. 

A transmissão da catapora acontece de pessoa a pessoa, pelo contato direto ou secreções respiratórias e, raramente, através de contato com lesões de pele. Indiretamente, a doença é transmitida por meio de objetos contaminados com secreções de vesículas e membranas mucosas de pacientes infectados. 

No Brasil, a vacina contra a varicela pode ser encontrada na forma monovalente ou tetra viral, sendo que este último imunizante protege contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela.