Pular para o conteúdo principal

Arte com os dizeres: Informações da Prefeitura sobre o em Belo Horizonte
Foto: Arte PBH

Prefeitura amplia testes para verificar imunidade da população ao Coronavírus

19/05/2020 | 09:16 | atualizado em 25/05/2020 | 19:31

A Prefeitura amplia a partir desta terça-feira, dia 19, os testes para verificar a imunidade de segmentos da população de Belo Horizonte ao novo Coronavírus. A testagem será por amostragem nas categorias profissionais que estão em atividade. O primeiro grupo submetido aos testes será o de profissionais de saúde das  redes pública e privada. Na sequência estão os trabalhadores do transporte coletivo e, após, atendentes e caixas de supermercados, padarias, farmácias e drogarias da capital.

 

“Com o resultado, vamos conseguir verificar como está a circulação do vírus e a imunidade desses segmentos da população, que exercem atividades essenciais. Nossa expectativa é testar 30 mil habitantes por milhão, o dobro do que foi realizado na Coreia do Sul”, explica o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto.

 

A escolha dessa população se justifica por serem setores que não podem participar integralmente do afastamento social, representando assim um grupo teoricamente mais exposto à infecção pelo vírus, mesmo com as medidas protetivas específicas que foram implantadas.  As informações quanto à dinâmica da contaminação neste grupo ajudarão na tomada de decisões sobre o eventual retorno de atividades que não estão em funcionamento no município.

 

Serão testadas pessoas com ou sem sintomas da doença, a partir de amostra de sangue, para verificar a presença de anticorpos desenvolvidos em resposta à infecção pela Covid-19. A testagem será realizada por três vezes, com intervalo de 14 dias, para comparação da presença dos anticorpos e, por consequência, a intensidade de transmissão da doença nesses segmentos. Para a realização dos testes, a Secretaria Municipal de Saúde já obteve a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. 

 

O teste só será realizado nas pessoas que assinarem um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A coleta de dados e do sangue será realizada nos locais de trabalho dos participantes e incluirá questionário composto por dados de identificação e eventuais sintomas. Aos participantes está garantido sigilo e eles receberão orientações específicas em função do resultado do teste.

 

Em relação aos profissionais de saúde, nessa primeira fase os testes serão realizados em médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e cirurgiões dentistas de hospitais públicos e privados, Unidades de Pronto Atendimento e Centros de Saúde.

 

A realização de testes por amostragem nesses setores da população integra as ações do grupo de trabalho, constituído pelo Decreto 17.348, que avalia e planeja a reabertura gradual e segura das atividades que foram suspensas em decorrência das medidas para enfrentamento da epidemia causada pelo Coronavírus.


Últimas Notícias

Realização do evento cultura Sound System Circuito em Casa reúne 20 atrações culturais em uma semana

O Circuito encerra a sua programação de julho e já inicia a de agosto com 20 diferentes atrações.

27/07/2020 | 17:32
Informações sobre a Covid-19 Mais de 3,5 mil pessoas são abordadas desde a lei que obriga o uso de máscaras

Entre os cidadãos abordados, 1.606 estavam devidamente equipados e outros 1.925 estavam em desacordo com a legislação.

21/07/2020 | 14:48