Pular para o conteúdo principal

Arte com os dizeres: Informações da Prefeitura sobre o em Belo Horizonte
Foto: Arte PBH

Prefeitura amplia testes para verificar imunidade da população ao Coronavírus

criado em - atualizado em

A Prefeitura amplia a partir desta terça-feira, dia 19, os testes para verificar a imunidade de segmentos da população de Belo Horizonte ao novo Coronavírus. A testagem será por amostragem nas categorias profissionais que estão em atividade. O primeiro grupo submetido aos testes será o de profissionais de saúde das  redes pública e privada. Na sequência estão os trabalhadores do transporte coletivo e, após, atendentes e caixas de supermercados, padarias, farmácias e drogarias da capital.

 

“Com o resultado, vamos conseguir verificar como está a circulação do vírus e a imunidade desses segmentos da população, que exercem atividades essenciais. Nossa expectativa é testar 30 mil habitantes por milhão, o dobro do que foi realizado na Coreia do Sul”, explica o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto.

 

A escolha dessa população se justifica por serem setores que não podem participar integralmente do afastamento social, representando assim um grupo teoricamente mais exposto à infecção pelo vírus, mesmo com as medidas protetivas específicas que foram implantadas.  As informações quanto à dinâmica da contaminação neste grupo ajudarão na tomada de decisões sobre o eventual retorno de atividades que não estão em funcionamento no município.

 

Serão testadas pessoas com ou sem sintomas da doença, a partir de amostra de sangue, para verificar a presença de anticorpos desenvolvidos em resposta à infecção pela Covid-19. A testagem será realizada por três vezes, com intervalo de 14 dias, para comparação da presença dos anticorpos e, por consequência, a intensidade de transmissão da doença nesses segmentos. Para a realização dos testes, a Secretaria Municipal de Saúde já obteve a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. 

 

O teste só será realizado nas pessoas que assinarem um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A coleta de dados e do sangue será realizada nos locais de trabalho dos participantes e incluirá questionário composto por dados de identificação e eventuais sintomas. Aos participantes está garantido sigilo e eles receberão orientações específicas em função do resultado do teste.

 

Em relação aos profissionais de saúde, nessa primeira fase os testes serão realizados em médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e cirurgiões dentistas de hospitais públicos e privados, Unidades de Pronto Atendimento e Centros de Saúde.

 

A realização de testes por amostragem nesses setores da população integra as ações do grupo de trabalho, constituído pelo Decreto 17.348, que avalia e planeja a reabertura gradual e segura das atividades que foram suspensas em decorrência das medidas para enfrentamento da epidemia causada pelo Coronavírus.