Pular para o conteúdo principal

Informações da Prefeitura de Belo Horizonte sobre a Covid-19
Foto: Arte PBH

Prefeitura amplia realização de testes de Covid-19 para população de BH

28/07/2020 | 18:18 | atualizado em 31/07/2020 | 17:43

Pacientes de Centros de Saúde de Belo Horizonte com sintomas de doenças respiratórias e pertencentes a grupos mais vulneráveis à Covid-19 serão testados para confirmação da doença. A ampliação da testagem começou nessa segunda-feira (27) e é mais uma ação da Prefeitura de Belo Horizonte na assistência à população para o enfrentamento à pandemia e no monitoramento e acompanhamento da evolução dos casos no município.

Até agora, mais de 71 mil testes para detecção do novo Coronavírus já foram realizados na população em Belo Horizonte, cerca de 55 mil testes RT-PCR e 16 mil testes rápidos. O que dá uma proporção de 29 mil testes por milhão de pessoas.

Nesta nova ampliação de exames para a detecção da Covid-19 na população, as amostras para os testes sorológicos, ou testes rápidos, serão colhidas de pacientes com sintomas gripais e com comorbidades nos Centros de Saúde, a partir do oitavo dia após o início dos sintomas. As pessoas com resultado positivo serão orientadas sobre o isolamento social e acompanhadas por equipe de saúde, por meio de telemonitoramento.

Serão testados pacientes com sintomas como febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos, pertencentes a grupos de risco, mais vulneráveis à Covid-19, como: idosos, portadores de doenças cardíacas, portadores de doenças respiratórias e pulmonares, portadores de doenças renais crônicas, diabéticos, gestantes e puérperas.

A Prefeitura também está fazendo exames para detecção de Covid-19 nos usuários dos Centros de Referência em Saúde Mental e moradores dos Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT), com sintomas respiratórios.

Os critérios, tipos de exames e grupos que são testados pela Secretaria Municipal de Saúde estão definidos na Nota Técnica Nº 33, disponível neste link.


Últimas Notícias

Imagens da região da Comunidade Dandara durantes a urbanização PBH leva urbanização e melhorias na qualidade de vida à Comunidade Dandara

A Comunidade Dandara possui hoje cerca de 1,35 mil famílias morando nas mais de 20 ruas transversais.

12/08/2020 | 16:43
Imagens aérea do centro de Belo Horizonte PBH cria Comitê de Acompanhamento da Implementação da Lei Aldir Blanc

O comitê é composto por 23 integrantes, sendo 11 do executivo municipal e 11 da sociedade civil, além de um representante técnico da UFMG.

12/08/2020 | 16:43