Pular para o conteúdo principal

TReze idodos, sentados, levantam um bastão com ambas as mãos, acompanhados de monitor, em uma sala, durante o dia.
Foto: Vilma Tomaz/PBH

Prefeitura abre o 47º núcleo do Programa Vida Ativa 

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, ampliou o número de unidades do Vida Ativa e abre o 47º núcleo de atendimento. As atividades serão ofertadas a partir da segunda-feira, dia 21 de outubro, também no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Zilah Spósito (rua Coquilho, 75, bairro Jaqueline, região Norte).  O objetivo é promover a saúde, a autonomia e a integração social dos participantes, com aulas coletivas de ginásticas, jogos, brincadeiras, danças e outras atividades. Com mais de três mil usuários por mês, o programa está presente, agora, em 47 núcleos regionalizados (confira no link) de Belo Horizonte, com atividades planejadas e orientadas por profissionais de educação física. 

 

A nova unidade vai atender moradores de localidades próximas ao bairro Jaqueline que poderão participar gratuitamente de atividades físicas e recreativas do Vida Ativa. As aulas de ginástica, dança e jogos recreativos serão realizadas todas as segundas-feiras, às 14h. As inscrições podem ser realizadas no local e dia das atividades. Os interessados devem ter idade a partir de 50 anos e apresentar documentos pessoais.

 

Até o fim do ano, o atendimento do programa será ampliado para mais dois núcleos: CRAS Mantiqueira (Venda Nova) e Centro Cultural Pampulha. Assim, o número de unidades vai alcançar 49.

 

 

Vida Ativa em Instituições de Longa Permanência para Idosos

Na segunda-feira, dia 21, a equipe do programa Vida Ativa vai levar música e dança para os internos de duas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs): às 9h, no Lar Frei Zacarias (rua Sabinópolis, 138, bairro Carlos Prates, região Noroeste); e às 10h, no Lar dos Idosos Nossa Senhora da Saúde (rua Potomaio, 427, bairro São Geraldo, região Leste). A atividade faz parte da programação de comemoração ao Dia do Idoso, comemorado em 1º de outubro.

 

Na sexta-feira, dia 25, serão contemplados, às 9h, os residentes do Lar Nossa Senhora da Abadia (bairro Pompeia, região Leste). Também nesta data, às 14h, a equipe do programa irá visitar o Lar Paulo Penido (bairro Bonsucesso, Barreiro) e o Lar dos Idosos Santo de Pádua (Venda Nova). O encerramento da programação ocorrerá no dia 29, às 14h, no Lar dos Idosos Recanto dos Amigos (bairro Lindéia, Barreiro).

 

“Essa ação do programa se reveste de grande dimensão social, uma vez que oportuniza o acesso à recreação para as pessoas que residem em 21 ILPIs, com atividades que promovem alegria, atividade física e revitalização da memória”, destaca Cinthia Santos, gerente do programa Vida Ativa.