Pular para o conteúdo principal

FLI - BH Festival Literário Internacional 2019
Arte: PBH

Prefeitura abre inscrições para o 3º Festival Literário Internacional de BH

11/09/2019 | 19:26 | atualizado em 02/12/2019 | 18:10

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, realiza o 3º Festival Literário Internacional de Belo Horizonte (FLI-BH) - Do Livro à Voz: Narrativas Vivas, que acontecerá entre os dias 25 e 29 de setembro, com curadoria da poeta Nívea Sabino e da ilustradora Marilda Castanha. Em 2019, o FLI-BH irá ocupar o Parque Municipal Américo René Gianetti (avenida Afonso Pena, 1377, Centro). As oficinas serão realizadas no Parque e no Centro de Referência da Juventude (CRJ), na Praça da Estação, e a Mostra de Cinema, no MIS Santa Tereza (rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza).

 

Com o objetivo de valorizar a leitura e a produção literária, a programação do Festival estará disponível em breve e contará com palestras, rodas de conversa, oficinas, saraus, narrações de histórias, exposições, espaço literário, lançamentos de livros e sessões de autógrafos com escritores e escritoras independentes, mostra de cinema e literatura, biblioteca e intervenções urbanas. Toda a programação é gratuita.   

 

As inscrições para as oficinas são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 19 de setembro. Serão promovidas dez oficinas e as vagas são limitadas. Estão abertas também, até o dia 19, as inscrições gratuitas para as autoras e os autores independentes que queiram promover sessões de autógrafos e lançamentos de seus livros no FLI-BH. Os interessados nas oficinas e nas sessões de autógrafos devem preencher o formulário de participação. 

 

 

Oficinas

Oficina Poética do Sarau Libertário – Instrutora: Bruna Kalil Othero – Vagas: 20

Data: 26/9 - Horário: 11 às 14h - Local: Biblioteca Teatro de Bolso do FLI-BH - Parque Municipal

A atividade reúne exercícios e provocações literárias com o intuito de incentivar a escrita de poesia por pessoas interessadas no assunto. Haverá leitura e discussão de textos da literatura brasileira, e, a partir deles, surgirão ideias e possibilidades de criação literária.

 

Escritas Urbanas - Instrutor: Renato Negrão – Vagas: 15

Data: 26 e 27/9 - Horário: 9h às 13h - Local: Centro de Referência da Juventude

O objetivo da atividade é a produção do texto poético, oferecendo aos participantes um ambiente de compartilhamento de experiências, preservando os caminhos e as propostas individuais. Serão utilizados procedimentos experimentais de desbloqueio da escrita, valendo-se de jogos, de investigações e de estratégias para despertar ainda mais a expressividade.

 

Leitura de Cartas Dramáticas - Instrutora: Lygia Peçanha – Vagas: 20

Data: 26 e 27/9 - Horário: 17h30 às 20h30 - Local: Biblioteca Teatro de Bolso do FLI-BH - Parque Municipal

A oficina+performance propõe uma experiência de compartilhamento de histórias de amor e busca exercitar o ato de transportar algo privado e individual para o coletivo e público, discutir sobre nossas motivações a escrever, nossa recepção de algo via a oralidade ou a escrita e nossas sociabilidades no mundo de hoje. Os participantes da oficina são convidadas (os) a se apresentarem na performance que integra a programação da FLI-BH.

 

Colagem Criativa - Recorte e Composição - Instrutor: Roberto Marques – Vagas: 15

Data: 27 e 28/09 - Horário: 9h às 13h - Local: Centro de Referência da Juventude

O objetivo geral da oficina é despertar, estimular a criatividade como um todo e apresentá-la como uma técnica que surpreende e inova, permitindo ótimos resultados criativos, de maneira rápida, através do recorte e composição aleatória ou intencional das formas sobre um suporte, gerando sempre novas imagens e arranjos inéditos.

 

Carolina: A Artista para Além do Diário - Instrutora: Dalva Maria - Vagas: 20

Data: 27/9 - Horário: 14h às 18h - Local: Centro de Referência da Juventude

A atividade busca promover um olhar sobre a autora Carolina de Jesus, para além da favelada que escreveu um livro e mostrar a artista que ela era: compositora, dramaturga, contista, romancista, cronista, musicista.

 

Tranças do Verbo: Palavra e Imaginário Afro-brasileiro – Instrutor: Allan da Rosa - Vagas: 20

Data: 28/9 - Horário: 10h às 14h - Local: Centro de Referência da Juventude

A oficina vai abordar a letra negra e a literatura que marca presença na história brasileira e que efervesce na periferia de São Paulo hoje, fornecendo inclusive subsídios e práticas que contemplam os debates sobre a lei 10.639/03.

 

Escrita Criativa e a LiteraRua - Instrutor: Vito Julião – Vagas: 30

Data: 28/9 - Horário: 14h às 18h - Local: Biblioteca Teatro de Bolso do FLI-BH - Parque Municipal

A oficina consiste na sensibilização ao fazer poético da escrita cri(ativa), por meio de uma imersão na maneira como cada participante se relaciona com a poesia e sua escrita. O objetivo é auxiliar a diversificar caminhos e percursos que a palavra pode tomar no nosso íntimo e destacar como isso impacta na maneira de viver/escrever sobre o mundo que vivemos.

 

Narrativas Insubmissas: Memórias, Escrevivência e Mandinga – Instrutora: Júlia Elisa – Vagas: 20

Data: 29/9 - Horário: 9h às 13h - Local: Centro de Referência da Juventude

A atividade propõe uma experimentação e reflexão sobre e pela construção de narrativas interdisciplinares, possibilitando exercitar a poesia como dispositivo por uma autorrevolução e reencontro de si, a partir de subjetivações insubmissas.

 

Oficina Feminina de Rap - Literatura, Poesia e Rima – Instrutora - Lana Black e Negah Thé – Vagas: 35

Data: 29/9 - Horário: 9h às 10h30 - Local: Palco Literário - Parque Municipal

O objetivo da atividade é a formação de mulheres na cultura Hip Hop, incentivando o público feminino que está inserido na cultura e também pessoas que possuem interesse em conhecer pouco mais sobre esse universo.

 

Leitura de Imagens: Oficina de Estudo e Análises da Imagem dentro do Livro Ilustrado - Instrutora: Anabella López – Vagas: 20

Data: 29/9 - Horário: 15h às 19h - Local: Centro de Referência da Juventude

A oficina analisará a relação entre as linguagens escrita e visual nos livros ilustrados e seus usos como instrumento na leitura de imagens, buscando compreender como a ilustração constrói uma narrativa e como ela reflete na lógica interna e interpretação de cada livro.


Últimas Notícias

Funcionários da Sudecap fazendo manutenção na Vila Bernadete, no Barreiro, após as chuvas Prefeitura deixa Sudecap de plantão 24h por dia para fazer manutenção na cidade

Sempre que a chuva diminui de intensidade ou cessa, as equipes atuam desobstruindo vias e suprimindo e podando árvores.

26/01/2020 | 19:26
Agentes da Defesa Civil durante vistorias na Vila Biquinhas PBH recebe mais de 1.200 solicitações de atendimento até a tarde deste domingo

A maior quantidade de solicitações registradas nos últimos dias foi nas regionais Barreiro, Oeste, Noroeste e Pampulha.

26/01/2020 | 19:11