Pular para o conteúdo principal

Prefeitura abre inscrições para cursos e atividades da Escola Livre de Artes
Foto: Ricardo Laf/Divulgação

Prefeitura abre inscrições para cursos e atividades da Escola Livre de Artes

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte abriu, na quarta-feira (13), as inscrições para as atividades gratuitas da Escola Livre de Artes Arena da Cultura em formato presencial, em diversas unidades culturais, e em formato virtual, por meio da Escola Expandida. São oferecidas cerca de 2 mil vagas em todas as áreas artísticas da Escola, para todas as faixas etárias, além dos Encontros de Brinquedos e Brincadeiras e estudos sobre cultura da infância. As aulas on-line seguem sendo ministradas na plataforma de Educação Aberta à Distância da PBH.

 

As inscrições gratuitas para as atividades devem ser feitas até dois dias úteis antes da aula inaugural ou durante as duas primeiras semanas de aula, caso haja vagas, no Portal da PBH.

 

Ao todo, serão ofertadas mais de 100 ações de formação artística e cultural, entre rodas de conversa, workshops, laboratórios de pesquisa, minicurso e oficinas nas áreas de artes visuais, circo, dança, design popular, música, patrimônio cultural, teatro, audiovisual, bastidores das artes e gestão e produção cultural, além dos módulos dos cursos de longa duração e do módulo Transversal, que contempla conteúdos das dez áreas abrangidas pela ELA-Arena em uma só atividade.

 

Os interessados em participar das ações formativas, que têm vagas limitadas, devem ter a partir de 14 anos ou acessar as atividades para todas as idades, ou aquelas específicas para crianças. Caso o número de inscritos exceda o número de vagas disponíveis, será feita uma seleção pautada pelos critérios de assiduidade, pontualidade, presença qualificada e contribuição para o grupo de trabalho nos primeiros encontros, além de critérios específicos de cada área artística e cultural no caso dos cursos de longa duração.

 

A secretária municipal de Cultura, Eliane Parreiras, destaca a importância da iniciativa dentro da política pública de descentralização e democratização dos bens culturais na cidade. “A formação artística e cultural é um dos importantes eixos estratégicos da política pública de cultura de Belo Horizonte para inclusão cultural e promoção do acesso e de oportunidades na cultura. Por meio da Escola Livre de Artes Arena da Cultura, cidadãos e cidadãs dos mais diversos territórios da cidade têm a possibilidade de vivenciar experiências de reflexão, formação e criação artística. A Escola pública e gratuita assegura, anualmente, o acesso de milhares de pessoas a cursos e oficinas em dez áreas artísticas e culturais, com ofertas em cada uma das nove regionais de Belo Horizonte”, afirma.

 

Luciana Féres, presidente da Fundação Municipal de Cultura, celebra a abertura de novas vagas na ELA-Arena, retomando uma importante conquista. “Reconhecida internacionalmente pelo ‘Prêmio Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) - Cidade do México - Agenda 21 da Cultura’, o Arena é hoje uma das principais políticas continuadas de formação pública em artes e cultura no país. Assim, a abertura de novas 2 mil vagas neste semestre, para públicos de distintas faixas etárias, é uma confirmação do compromisso deste projeto com a democratização do acesso à arte e à cultura no nosso município”, comemora.

 

Novidades

 

No segundo semestre de 2022, a Escola Livre de Artes Arena da Cultura volta a ofertar cursos de longa duração, além de fortalecer sua grade de atividades formativas. Será retomada a ocupação do Centro de Referência das Juventudes, na Zona Cultural da Praça da Estação, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania. O equipamento público, que recebe historicamente ações formativas da ELA Arena, contará com a oferta de quatro atividades formativas na área do Circo. O semestre também marca a volta da parceria da Escola com o Museu da Moda - MUMO, com a realização de uma atividade na área de Bastidores das Artes, e com o Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte - CRDança, que receberá uma atividade na área de Dança. No Cine Santa Tereza, a ELA-Arena dá continuidade às atividades de formação na área de Audiovisual por meio da parceria com o Núcleo de Produção Digital (NPD-BH).

 

Outra iniciativa é o fortalecimento das ações descentralizadas da Escola, que ofertará mais de 70 ações de formação nos Centros Culturais Municipais e no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, em todas as regionais da cidade. Também estão entre os destaques, atividades em diversas linguagens, como, por exemplo, o Workshop de DJ, Tecnologias do Som e Carnaval, na área área de Bastidores das Artes, e a oferta do Laboratório de pesquisa e experimentação Boi Livre e de um Laboratório de Africanidades, na área de Patrimônio Cultural.

 

Escola Expandida

 

No segundo semestre, a ELA-Arena segue com as ações da Escola Expandida, oferecendo atividades formativas em ambiente virtual. A abordagem de ensino à distância da ELA-Arena começou a ser elaborada pela equipe da escola no mês de março de 2020, logo no início da pandemia da Covid-19 no Brasil, como parte das medidas adotadas pela Prefeitura para a contenção da disseminação do vírus na cidade.

 

A concretização da abordagem se deu com a definição pela utilização da Plataforma de Educação Aberta à Distância – EAD da Prefeitura de Belo Horizonte. A ferramenta, desenvolvida pela PRODABEL – Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte –, oferece um conjunto de possibilidades que favorece a interatividade entre docentes e discentes, a troca de conhecimentos entre os participantes e a transmissão de saberes, a exemplo dos encontros on-line (sessões de aula ao vivo), chats e fóruns de participação.