Pular para o conteúdo principal

Agricultor cuidando da horta
Foto: Stênio Lima

Prefeitura abre inscrições para curso em agroecologia

criado em - atualizado em

As inscrições para a Trilha da Agroecologia, curso oferecido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, estão abertas até o próximo dia 4 e podem ser feitas por meio deste formulário on-line. São ofertadas 150 vagas para o curso, que integra o programa “Valorizar a Gastronomia Mineira e Belo-Horizontina articulada às Bases Agroecológicas”.

O curso é gratuito e foi adaptado para o ambiente virtual, em função da pandemia de Covid-19. As aulas terão início em 16 de março.  Ao todo, o curso possui 7 eixos distribuídos em 20 encontros on-line, às terças-feiras, das 19h às 21h, e às quartas-feiras, das 15h às 17h.  

A Trilha da Agroecologia já formou cerca de 350 pessoas desde 2018 e abre agora a 9ª e 10ª turmas. Ministrado pelas equipes do Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional - Mercado Popular da Lagoinha e professores convidados, o curso busca promover a qualificação e formação de agentes multiplicadores e promotores da agroecologia, voltados para a construção de uma cidade sustentável. Durante o curso, os participantes poderão aprender sobre fundamentos da agroecologia, compostagem, plantas alimentícias tradicionais e não convencionais e plantas medicinais, hortas e jardins, entre outros temas.

 

O Programa

O programa Valorizar a Gastronomia Mineira e Belo-Horizontina articulada às Bases Agroecológicas possui quatro opções de curso, também conhecidos como “Trilhas”. Além da agroecologia, são ofertados cursos de panificação, gastronomia mineira e belo-horizontina e confeitaria. Apenas a trilha agroecologia é aberta ao público em geral. As outras opções de curso são destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social, encaminhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social, Centro de Referência LGBT e escolas municipais.

Mais detalhes sobre o curso estão disponíveis neste link.