Pular para o conteúdo principal

Prefeito Fuad Noman sanciona leis que promovem melhorias no transporte coletivo
Foto: Divulgação/PBH

Prefeito Fuad Noman sanciona leis que promovem melhorias no transporte coletivo

criado em - atualizado em

O prefeito Fuad Noman sancionou os projetos de lei que fazem alterações na prestação do serviço de transporte coletivo de passageiros de Belo Horizonte. As leis 11.458  e 11.459 foram publicadas no Diário Oficial do Município deste sábado (18) e fazem parte de esforços conjuntos entre o Executivo e o Legislativo para melhorar a qualidade do transporte público coletivo de passageiros da capital.

A Lei 11.458, originária do PL 442/22, prevê alterações na forma de remuneração aos concessionários, sem aumento da tarifa. As adequações do serviço serão definidas pela SUMOB, Superintendência de Mobilidade do Município. A remuneração será híbrida, ou seja, considerará a arrecadação tarifária e o custo por quilômetro rodado.   A Nova lei vai possibilitar um aumento do número de viagens, principalmente nos horários de pico, reduzindo a superlotação nos ônibus.  Um aditivo contratual está sendo preparado para adequar os atuais contratos de concessão do sistema de transporte coletivo à nova legislação. 

Já a Lei 11.459, decorrente do PL 446/22, vai proporcionar avanços tecnológicos e novas opções de pagamento da tarifa do transporte coletivo. Serão incorporados à operação do sistema o pagamento por aproximação e com cartões de débito e crédito, por exemplo, com o objetivo de dar alternativas aos usuários, agilizar as operações de embarque e desembarque das linhas, além de possibilitar a redução da circulação de dinheiro dentro dos ônibus, garantindo mais segurança a operadores e passageiros. O novo sistema de bilhetagem eletrônica também irá possibilitar um maior controle na coleta e processamento de dados necessários ao planejamento do transporte coletivo. Ele deverá ser apresentado em um projeto piloto pelas concessionárias e permissionários do serviço em um prazo de 90 dias.