15 September 2023 -
O Prefeito Fuad Noman recebeu nesta sexta-feira (15) a adolescente Maria Eduarda Rezende Porto, em uma manifestação de apoio ao Setembro Verde, mês de incentivo à doação de órgãos. Com apenas 15 anos, a menina vai disputar os Jogos Brasileiros para Transplantados, em São Paulo, e é um exemplo de superação, já que há dois anos conta com um novo rim.
"É com muita alegria que eu recebo a Duda, essa menina que hoje é uma atleta, nadadora, uma menina feliz. Tudo isso porque uma mãe teve a coragem de entregar um órgão da filha para salvar outra vida. Eu deixo o meu incentivo a todas as famílias, a quem puder, que olhe para quem precisa em um gesto de amor e solidariedade como esse", comentou o prefeito.
A história de luta de Maria Eduarda, carinhosamente apelidada de Duda, é antiga. A menina nasceu com diversas complicações no sistema urinário e teve que passar por 18 cirurgias ao longo da vida. Apaixonada por esportes desde cedo, ela começou a praticar natação aos três anos de idade, mas teve que interromper os treinos aos 11, devido à hemodiálise. Em novembro de 2020, enfim, ela recebeu um novo rim, doado por outra adolescente que faleceu em Ipatinga.
"O sim de uma família é muito importante. São 60 mil pessoas na fila, aguardando por um transplante. Em 2020, minha filha chegou a pesar apenas 14 quilos, durante a hemodiálise. É graças à sensibilidade de uma mãe que hoje tenho ela ao meu lado, forte e saudável. Por isso, é muito importante falarmos sobre esse assunto e incentivarmos as pessoas a doarem", explicou Valeska Porto, mãe de Duda.
Maria Eduarda e a mãe criaram uma campanha de arrecadação de recursos para garantir a participação da atleta no torneio nacional, ainda este mês. A adolescente, porém, sonha em ir mais longe e, quem sabe, disputar também torneios mundiais, que vão acontecer em 2024, nos Estados Unidos, e em 2025, na Alemanha.