Pular para o conteúdo principal

Prefeito busca recursos junto ao governo federal para urbanização da Izidora
Divulgação/PBH

Prefeito busca recursos junto ao governo federal para urbanização da Izidora

criado em - atualizado em

O prefeito Fuad Noman já iniciou as conversas com o ministro das Cidades, Helder Barbalho, na tentativa de obter recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para obras de urbanização na região da Izidora. O detalhamento da proposta da Prefeitura será enviado ao governo federal nos próximos dias.  
 
Em reunião na sede da Prefeitura com os deputados estaduais Cássio Soares e Bella Gonçalves e representantes de movimentos sociais e moradores da ocupação, o prefeito Fuad Noman informou ainda que o secretário de Obras, Leandro Pereira, já discutiu o assunto com o secretário Nacional de Periferias, Guilherme Simões. Em abril, Simões chegou a visitar o local e conheceu o projeto de urbanização da comunidade.
 
“Já estamos preparando um esboço do projeto para apresentar ao Ministério das Cidades para ver se recuperamos esses recursos com o PAC”, disse o prefeito Fuad Noman. O objetivo das intervenções é beneficiar assentamentos precários da região da Ocupação Izidora, tais como Esperança, Vitória, Rosa Leão e Helena Greco, levando urbanização, saneamento básico, equipamentos públicos, tratamento das áreas de risco e melhorias habitacionais.
 
O projeto prevê, ainda, a recuperação de nascentes e cursos d'água e a implantação de parque público e áreas de preservação ambiental. Trata-se de uma área de grande relevância e sensibilidade dos pontos de vista social, urbano e ambiental. Com dimensões equivalentes à área contida pelo anel da avenida do Contorno, a região apresenta 64 cursos d'água, 280 nascentes, além de ser responsável por aproximadamente 20% da drenagem em terreno natural da cidade.