Pular para o conteúdo principal

Pré-Conferências regionais de Juventudes começam no próximo dia 28
Foto: Arte Divulgação/PBH

Pré-Conferências regionais de Juventudes começam no próximo dia 28

criado em - atualizado em

Belo Horizonte se prepara para a VII Conferência Municipal de Juventudes. Entre os dias 28 de junho e 14 de julho, serão realizadas as pré-conferências em todas as nove regionais da cidade. Os encontros acontecem de 18h às 20h em equipamento públicos do município e têm como objetivo a preparação para a VII Conferência Municipal de Juventudes de Belo Horizonte, marcada para os dias 29 e 30 de julho. Para participar, as pessoas interessadas devem se inscrever pelo formulário eletrônico ou de forma presencial, nos endereços físicos antes da realização da pré-conferência.

Durante as pré-conferências, também será realizada a eleição para as cadeiras regionais do Conselho Municipal das Juventudes. Podem se inscrever pessoas físicas que sejam residentes na respectiva regional administrativa da sua candidatura. Entre as competências dos representantes regionais, está estudar, analisar, elaborar, discutir, aprovar e propor planos, programas e projetos relativos às juventudes no âmbito do Município. Todas as informações sobre a eleição de representantes regionais estão disponíveis no Diário Oficial do Município.

As pré-conferências e a VII Conferência Municipal de Juventudes são realizadas pelo Conselho Municipal da Juventude (COMJUVE) e pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, por meio da Subsecretaria de Direitos de Cidadania e Diretoria de Políticas para a Juventude de Belo Horizonte. Mais informações sobre a VII Conferência Municipal de Juventudes de Belo Horizonte podem ser acessadas no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.

Confira locais e datas das pré-conferências

- 28/06 - Regional Centro Sul – Centro Cultural Vila Marçola
Endereço: R. Mangabeira da Serra, 320 - Serra

- 29/06 - Regional Barreiro - Point Barreiro
Endereço: Praça Modestino Sales Barbosa, 11 - Barreiro de Cima

- 30/06 - Regional Leste - CRAS Granja de Freitas
Endereço: Rua do Grupo, 12 - Granja de Freitas

- 05/07 - Regional Nordeste – Centro Cultural Nordeste – Usina de Cultura
Endereço: R. Dom Cabral, 765 - Ipiranga

- 06/07 - Regional Noroeste – Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira
Endereço: Av. Antônio Carlos, 821 – Mercado da Lagoinha

- 07/07 - Regional Norte – Centro Cultural Jardim Guanabara
Endereço: Rua João Álvares Cabral, 277 - Jardim Guanabara

- 12/07 - Regional Oeste – Centro Cultural Salgado Filho
Endereço: R. Nova Ponte, 22 - Salgado Filho

- 13/07 - Regional Pampulha – Centro Cultural Pampulha
Endereço: R. Expedicionário Paulo de Souza, 185 - Urca

- 14/07 - Regional Venda Nova – Centro Cultural Venda Nova
Endereço: R. José Ferreira dos Santos, 184 - Jardim dos Comerciários

Conferências Municipais

As conferências são espaços de participação e instâncias de debates e decisões diretas das juventudes sobre políticas públicas, com o objetivo de contribuir no planejamento e avaliação de políticas públicas para as juventudes no Município. São discussões trazidas para validação das propostas criadas na Conferência Municipal anterior e a realização de eleição das representações das cadeiras da sociedade civil das nove regionais administrativas de Belo Horizonte, e das cadeiras setoriais no Conselho Municipal de Juventudes de Belo Horizonte (COMJUVE-BH).

A VII Conferência Municipal, que tem como tema “Juventudes e Democracia: direitos, resistências e conquistas na pós-pandemia”, pretende validar as propostas apresentadas na VI Conferência Municipal de Juventudes, realizada em 2018. Além disso, neste ano, a expectativa é lançar o Plano Municipal de Prevenção à Letalidade Juvenil de Belo Horizonte, resultado do esforço coletivo e participação das juventudes, Conselho Municipal da Juventude de Belo Horizonte e Prefeitura. Durante a VII Conferência, também serão eleitos os Conselheiros Municipais membros do Conselho Municipal de Juventudes.