Pular para o conteúdo principal

Arte feita pela PBH
Foto: Arte/PBH

Pré-Conferências de Políticas para as Mulheres retornam de forma virtual

29/03/2021 | 15:08 | atualizado em 29/03/2021 | 18:38

Adiadas em março de 2020 em função da pandemia de Covid-19, as pré-conferências regionais preparatórias para a 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres serão concluídas nesta terça-feira, dia 30. O último de três encontros acontece das 14h às 17h, de forma virtual, com participantes das regionais Norte, Pampulha e Venda Nova. Qualquer cidadã ou cidadão pode fazer parte da reunião, desde que resida em uma das três regionais. As inscrições para a discussão devem ser feitas na página da Conferência. 

 

Nesta etapa, cada regional aprofunda as discussões das Conferências Livres, que foram realizadas no ano de 2019 em todo o município. As participantes podem escolher entre três eixos temáticos que nortearão os trabalhos: 

I - "A Política Nacional para as Mulheres: Avanços e desafios e o papel do Estado na gestão das políticas para as mulheres";
II - "O Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: Propostas de estrutura, interrelações, instrumentos de gestão, recursos, política nacional de formação, estratégias de institucionalização, regulamentação e implementação do Sistema";
III - "Políticas Públicas Temáticas para as Mulheres: Avanços e desafios e enfrentamento às violências, saúde integral, trabalho, autonomia econômica, participação nos espaços de poder e decisão, educação para a igualdade e diversidade". 

 

Nas pré-conferências são escolhidas as delegadas que terão voz e voto na Conferência Municipal, que ainda não tem data definida, em função das questões sanitárias da covid-19. 

 

Garantia de direitos 

 

As Conferências dos Direitos das Mulheres, realizadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e pela Prefeitura de Belo Horizonte, são instâncias para avaliação das políticas para as mulheres e definição de diretrizes, visando seu aprimoramento. São espaços de caráter deliberativo, dando oportunidade ao debate coletivo e à mobilização social, com a participação dos segmentos sociais e governamentais. 

 

As Conferências Livres, Pré-Conferências e Conferência Municipal são espaços para conferir legitimidade às decisões políticas para as mulheres de forma democrática e potencializar os processos decisórios, buscando mais direitos, maior participação, acesso e representação para as mulheres.