Pular para o conteúdo principal

Quatro árvores da Praça Nilo Peçanha com luzes de Natal, durante a noite.
Foto: Divulgação PBH

Praça Nilo Peçanha, no bairro Sagrada Família, ganha iluminação de Natal

criado em - atualizado em
A iluminação de Natal da Praça Nilo Peçanha, no bairro Sagrada Família, foi inaugurada nesta terça-feira, dia 18, em uma parceria da Prefeitura de Belo Horizonte com a Associação dos Moradores e Empresários do bairro Sagrada Família, dentro do programa Ilumina BH. No projeto da praça foram utilizadas cinco mil microlâmpadas pisca-pisca.  

Essa é a primeira vez que o Sagrada Família ganha uma decoração de Natal na praça mais conhecida do bairro. Quando as luzes foram acessas, o ambiente mudou e encantou quem passava pelo local.  “Nossa, que lindo, ficou maravilhoso. Nunca teve isso aqui”, disse a aposentada Rosilene Nascimento Ribeiro, de 73 anos.

Para o representante comercial, Moisés d’Ávila Brandão, de 63 anos, o período natalino traz sentimentos de conexão e aconchego e a decoração de Natal na praça favorece essa integração entre as pessoas. “A praça iluminada é um convite para que possamos sair de casa, sem o celular, e bater papo com os amigos num lugar aconchegante”, definiu.  

De acordo com o presidente da Associação, Marco Aurélio Alves, a ideia é ampliar o projeto de iluminação da praça em 2019. “Como não tínhamos experiência fizemos um projetinho bem pequeno, só com a decoração das árvores com pisca-pisca, mas para os próximos anos vamos ampliar com Papai Noel, presépio e outros enfeites natalinos”, assegurou. 



Ilumina BH 

Todo o trabalho foi feito em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte que, por meio da Gerência de Infraestrutura Urbana Leste, pintou os arcos, trocou as lixeiras e podou as árvores, deixando a praça pronta para receber a iluminação.  

O programa Ilumina BH, lançado em novembro deste ano,  autoriza e incentiva intervenções urbanas de iluminação de Natal. As empresas e pessoas físicas que desejarem realizar um projeto de iluminação decorativa temporária em bens públicos como calçadas, praças e árvores, por exemplo, poderão requerer autorização da Prefeitura para realizar as intervenções dentro da legislação.

O coordenador de Atendimento da Regional Leste, José Henrique de Oliveira Neto, explicou que é necessário seguir todos os trâmites legais para aprovação do projeto. “As regras e documentação necessárias estão descritas no decreto 17.020, publicado no Diário Oficial do Município do dia 29 de novembro, e a autorização depende da análise das propostas apresentadas à Secretaria Municipal de Política Urbana, que irá verificar os requisitos técnicos, operacionais e de segurança. O projeto deve ser levado ao BH Resolve, para aprovação”, informou.