Pular para o conteúdo principal

Quatro árvores da Praça Nilo Peçanha com luzes de Natal, durante a noite.
Foto: Divulgação PBH

Praça Nilo Peçanha, no bairro Sagrada Família, ganha iluminação de Natal 

19/12/2018 | 19:21 | atualizado em 19/12/2018 | 20:47
A iluminação de Natal da Praça Nilo Peçanha, no bairro Sagrada Família, foi inaugurada nesta terça-feira, dia 18, em uma parceria da Prefeitura de Belo Horizonte com a Associação dos Moradores e Empresários do bairro Sagrada Família, dentro do programa Ilumina BH. No projeto da praça foram utilizadas cinco mil microlâmpadas pisca-pisca.  

Essa é a primeira vez que o Sagrada Família ganha uma decoração de Natal na praça mais conhecida do bairro. Quando as luzes foram acessas, o ambiente mudou e encantou quem passava pelo local.  “Nossa, que lindo, ficou maravilhoso. Nunca teve isso aqui”, disse a aposentada Rosilene Nascimento Ribeiro, de 73 anos.

Para o representante comercial, Moisés d’Ávila Brandão, de 63 anos, o período natalino traz sentimentos de conexão e aconchego e a decoração de Natal na praça favorece essa integração entre as pessoas. “A praça iluminada é um convite para que possamos sair de casa, sem o celular, e bater papo com os amigos num lugar aconchegante”, definiu.  

De acordo com o presidente da Associação, Marco Aurélio Alves, a ideia é ampliar o projeto de iluminação da praça em 2019. “Como não tínhamos experiência fizemos um projetinho bem pequeno, só com a decoração das árvores com pisca-pisca, mas para os próximos anos vamos ampliar com Papai Noel, presépio e outros enfeites natalinos”, assegurou. 



Ilumina BH 

Todo o trabalho foi feito em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte que, por meio da Gerência de Infraestrutura Urbana Leste, pintou os arcos, trocou as lixeiras e podou as árvores, deixando a praça pronta para receber a iluminação.  

O programa Ilumina BH, lançado em novembro deste ano,  autoriza e incentiva intervenções urbanas de iluminação de Natal. As empresas e pessoas físicas que desejarem realizar um projeto de iluminação decorativa temporária em bens públicos como calçadas, praças e árvores, por exemplo, poderão requerer autorização da Prefeitura para realizar as intervenções dentro da legislação.

O coordenador de Atendimento da Regional Leste, José Henrique de Oliveira Neto, explicou que é necessário seguir todos os trâmites legais para aprovação do projeto. “As regras e documentação necessárias estão descritas no decreto 17.020, publicado no Diário Oficial do Município do dia 29 de novembro, e a autorização depende da análise das propostas apresentadas à Secretaria Municipal de Política Urbana, que irá verificar os requisitos técnicos, operacionais e de segurança. O projeto deve ser levado ao BH Resolve, para aprovação”, informou.
Ouça este conteúdo

Últimas Notícias

PBH realiza reconstrução da rede de drenagem na avenida dos Andradas

Reconstrução da rede de drenagem na avenida dos Andradas gera economia e mais segurança à população.

16/01/2019 | 19:44
Fachada do BH Resolve, durante o dia. Sala Mineira do Empreendedor, no BH Resolve, vai oferecer serviços da Fecomércio

Desde 15/1, a Fecomércio MG vai oferecer seus serviços na Sala Mineira do Empreendedor, no BH Resolve.

15/01/2019 | 19:50