Pular para o conteúdo principal

Três crianças e dois aduntos na praça Vereador Marco Antônio de Menezes, durante o dia.
Foto: Divulgação PBH

Praça na região Leste oferece opção de lazer para todas as idades

criado em - atualizado em
Para os moradores do bairro Sagrada Família, localizado na região Leste da Capital, a Praça Vereador Marco Antônio de Menezes é local de lazer, prática de atividades físicas e de esportes, brincadeiras, encontros e contemplação. Conhecida também como Praça do Grota, o local possui um amplo espaço, com mais de seis mil metros quadrados, que abriga um campo de futebol, um playground, uma quadra poliesportiva, onde é realizado de segunda a sábado o Programa Academia da Cidade, da Secretaria Municipal de Saúde, além de contar com equipamentos do Programa Academia a Céu Aberto, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. 

A Praça também possui aconchegante área verde que atrai pássaros, borboletas e outros insetos e é bastante apropriada para relaxar, aproveitar o sol da manhã ou ler um livro. Apesar da tranquilidade da maioria dos dias, lá também é ambiente propício para diferentes eventos culturais, como apresentações teatrais e musicais. Neste ano, por exemplo, durante o Carnaval, o bloco “I Wanna Love You” garantiu a diversão de centenas de pessoas. 

Para garantir a utilização desse espaço pela comunidade, a equipe de Áreas Verdes da Gerência de Infraestrutura Urbana da Coordenadoria de Atendimento Regional Leste realiza periodicamente sua manutenção. De acordo com a engenheira agrônoma Maria de Jesus Rocha, as intervenções geralmente consistem em roçada, despraguejamento, replantio de espécies ornamentais e forração, varrição, limpeza e pintura de cordões. “São feitas também intervenções na arborização, quando necessário, irrigação no período seco, assim como a manutenção da rede”. A próxima manutenção na Praça está prevista para a segunda semana de abril.
 


Participação

Morador do bairro há quase 60 anos, José Brum tem uma relação afetiva com a Praça desde a sua criação. Ao completar 90 anos e contar com orgulho que ajudou na idealização da proposta de construção do local, Brum resolveu comemorar mais um ano de vida homenageando a Praça com o plantio de um ipê branco. “Eu quis continuar embelezando a praça e cuidando dela. No dia 11 de dezembro de 2017, uma semana antes do meu aniversário de 90 anos, tive uma bela surpresa, minha amiga Beatriz me presenteou uma muda de ipê branco. No mesmo dia plantamos. Agora, nós estamos cuidando do ipê e esperando ansiosos pela primeira flor”.

Segundo Maria Beatriz Boncompagni, ou Beatriz, como é chamada, arquiteta da Gerência de Infraestrutura Urbana Leste, “a relação do senhor José com o local sempre foi bem próxima. Ele cuidava da Praça quando ainda era um espaço vazio. Chegou a plantar 12 mudas de ipês coloridos para alegrar o ambiente”, conta Beatriz.
 


Academia da Cidade

Além de José Brum, outros moradores do bairro têm um carinho especial pelo espaço e desfrutam do que ele oferece. Uma das atividades de maior sucesso da Praça é o Programa Academia da Cidade. Coordenada por funcionários do Centro de Saúde Marco Antônio de Menezes, ela funciona de segunda a sábado pelas manhãs e atende mais de 380 alunos. É a Academia de mais sucesso de público da região Leste da Cidade.

De acordo com Valter Carvalho, frequentador da Praça, “a energia que a Academia traz é sensacional. Eu gosto de observar a ação do grupo, é empolgante até para quem não está lá. Dá para escutar de casa. Quando a aula termina, eles falam juntos um ‘bom dia’ com bastante entusiasmo e, é claro, que a gente responde!”. 

Segundo o educador físico Henrique Soares, o objetivo do Programa é a promoção e prevenção da saúde de maneira geral, sendo os principais benefícios para os usuários o desenvolvimento da coordenação motora, o ganho de força, mais disposição e socialização. “Aqui nós também oferecemos uma gama de ações que visa a tratar de temas relacionados à saúde, como orientações sobre alimentação, ações de combate à dengue, à tuberculose, Outubro Rosa, Novembro Azul”.

Para Rita de Cássia Oliveira, que participa há 4 anos do Programa, a Academia da Cidade proporciona um modo de vida mais saudável. “É importante cuidar da saúde, participando das atividades. Eu emagreci 8 quilos e consigo controlar a hipertensão e a diabetes. Além disso, o trabalho é desenvolvido por educadores focados e que aproveitam cada minuto da aula para nos ensinar”.
 
 

28/03/2018. Praça na região Leste oferece opção de lazer para todas as idades. Fotos: PBH/Divulgação