Pular para o conteúdo principal

Caminhão de poda atua em árvores da avenida Bernardo Monteiro. Foto ilustrativa.
Foto: Divulgação PBH

Por medida de segurança, PBH fará supressões de árvores na barragem Santa Lúcia

13/09/2019 | 22:16 | atualizado em 18/09/2019 | 21:58

Na  segunda-feira, dia 16 de setembro, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), inicia a supressão de 77 espécimes arbóreas no corpo do aterro da barragem Santa Lúcia, na região Centro-Sul. A duração dos trabalhos está prevista para até o mês de dezembro. A supressão das árvores é necessária como medida de segurança, para evitar erosões.

 

Ao fim dos trabalhos, será feito o replantio de 35 mudas de Ipê Amarelo. Os locais de plantios serão definidos pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica na área permitida do Parque Jornalista Eduardo Couri, no entorno do reservatório da Barragem Santa Lúcia.

 

 

Ação preventiva

A presença de árvores no corpo do aterro de uma barragem de terra é caracterizada como uma anomalia, sendo necessária a retirada de toda a vegetação com altura superior a 60cm e até 80 cm. As raízes das árvores podem originar canais preferenciais para percolação (movimento descendente da água no interior do solo, de cima para baixo) de água através do maciço do barramento, podendo ocasionar erosões. 


Últimas Notícias

Crianças brincam de pernas de pau na rua, sobre tapete acolchoado. Blocos de carnaval são atrações do BH é da Gente de domingo, dia 20/10

BH é da Gente, do dia 20/10, tem blocos de carnaval e ação de orientação nutricional como atrações. 

17/10/2019 | 22:20
Vista aérea do Parque Municipal, com prédios ao fundo. Confira os principais eventos gratuitos que acontecem em BH neste fim de semana

Nos dias 19 e 20/10, vai ter prática de Tai Chi Chuan, orientação sobre saúde vascular, aula de yoga, caminhada meditativa e muito mais.

17/10/2019 | 18:41