Pular para o conteúdo principal

Polo Esportivo e de Lazer da Praça da Saudade terá programação especial
Foto: Vilma Tomaz/PBH

Polo Esportivo e de Lazer da Praça da Saudade terá programação especial

criado em - atualizado em

O Polo Esportivo e de Lazer da Praça da Saudade terá uma programação especial neste sábado (26) com ações da campanha 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres.  O evento promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte será realizado na praça do bairro Saudade (Rua Juramento, s/nº), na região Leste, das 8h às 11h45, com apresentações das turmas femininas das aulas de dança, vôlei, futsal, ginástico funcional e boxe. 

Na programação consta ainda atividades dos programas Esporte Esperança e Caminhar da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Outra atração será a exibição das alunas das aulas do vôlei adaptado, promovidas para pessoas acima de 50 anos, no Centro de Referência da Pessoa Idosa. 

A maioria de cerca de 800 alunos do Polo na Praça da Saudade é do sexo feminino de todas as faixas etárias. As meninas e mulheres participam das turmas mistas de basquete, boxe, capoeira, futsal, dança, futsal, futebol society, ginástica rítmica e funcional, iniciação esportiva e vôlei. 

Segundo Josiany de Carvalho Oliveira, representante da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer no Comitê de Equidade de Gênero, a participação expressiva do público feminino nas atividades do Polo reafirma a importância das políticas públicas que estimulem a participação de mulheres em atividades de esportes e lazer. Ela ainda afirma que a iniciativa de ofertar horários compatíveis em equipamento esportivos localizados perto da comunidade usuária, a exemplo do projeto Polo Esportivo, são estratégias que incrementam a presença de mulheres nas práticas esportivas. 

João Rafael Caldeira, integrante da equipe de coordenação do Polo, ressalta que a presença majoritária das aulas de dança e zumba não se reveste de novidade, porém, o que lhe surpreendeu é a predominância de inscrições femininas nas turmas adultas de boxe e futsal, modalidades esportivas tradicionalmente dominadas pelos homens. 

Projeto Polo Esportivo e de Lazer 

O projeto Polo Esportivo e de Lazer, desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte, atende mais de 1.350 pessoas de todas as faixas etárias em duas regionais da capital. As atividades são desenvolvidas de segunda à sexta-feira, em duas unidades: Praça da Saudade, no bairro de mesmo nome, na região Leste, e no Ginásio Poliesportivo Dom Bosco, na rua Tabapuam, 514, bairro Dom Bosco, região Noroeste.  

São oferecidas aulas em turmas mistas de basquete, boxe, capoeira, futsal, futebol society, ginástica rítmica, iniciação esportiva, vôlei, dança e ginástica funcional.