Pular para o conteúdo principal

Mulher conversa com agentes da Guarda Municipal

Política Urbana e Guarda Municipal trabalham para garantir direito de ir e vir

criado em - atualizado em

Até o dia 10 de março, 250 fiscais da Prefeitura e 270 agentes de campo vão trabalhar nos locais onde houver grandes blocos de Carnaval. Além de coibir os ambulantes irregulares e evitar que os credenciados fixem em um ponto, de forma a garantir uma melhor fluidez dos blocos e do trânsito, esses agentes realizam ações preventivas e educativas em relação a eventos realizados no logradouro público sem a autorização do Município.

 

No sábado, dia 2, o efetivo de cerca de 270 pessoas, entre fiscais e auxiliares, com atuação no Centro de Operações da Prefeitura (COP-BH) e em campo, realizou aproximadamente 480 ações preventivas, que incluem a utilização de caçambas e o estacionamento de veículos de lanches rápidos em locais irregulares, colocação de mesas e cadeiras no passeio sem licença, ambulantes comercializando bebidas em recipientes de vidro e a dispersão de ambulantes após o término do desfile, entre outros. Além disso, foram feitas 70 apreensões diversas e cinco caçambas foram removidas pois estavam estacionadas em locais irregulares.

 

Já a atuação da Guarda Municipal, que levou para as ruas um efetivo de 2.054 agentes divididos em turnos e escalas nas nove regionais da cidade, aumenta a sensação de segurança nas ruas. Enquanto as rondas a pé permitem que os agentes circulem entre os foliões, estabelecendo maior proximidade com a população, o patrulhamento em viaturas, por sua vez, garante agilidade ao deslocamento e ainda permite ampliar a área de cobertura do efetivo.

 

O auxílio do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte, com o repasse de informações visualizadas pelas câmeras espalhadas pela cidade, possibilita que os guardas se deslocam para reforçar o policiamento em áreas com registro de conflitos ou com a presença de grupos em atitude suspeita.


A utilização da Unidade Móvel de Segurança Pública (USP) da Guarda Municipal, dotada de equipamento que permite a captação de imagens e sua transmissão em tempo real para as forças de segurança, completam o esquema montado para garantir um Carnaval seguro a todos os foliões que optaram por curtir a folia em BH.

 

Balanço do dia 28 de fevereiro a 2 de março:

. 44 ocorrências registradas;

. 20 pessoas presas;

. 02 veículos furtado recuperado;

. 104 informações/apoio a turistas.

 

Principais ocorrências:

. 07 acidentes de trânsito; 

.  04 desacatos;

. 03 ameaças;

. 02 consumos de drogas;

. 02 furtos;

. 04 agressões;

. 02 lesão corporal;

. 01 roubo;

. 03 danos ao patrimônio.

 

Lista de apreensões:

. 06 porções de maconha;

. 01 pino de cocaína; 

. 01 frasco de loló.