Pular para o conteúdo principal

Política de resiliência climática de BH é premiada no 'Inovacidade 2023'
Divulgação/PBH

Política de resiliência climática de BH é premiada no 'Inovacidade 2023'

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte foi uma das vencedoras do prêmio Inovacidade 2023, realizado pelo Smart City Business America para contemplar iniciativas que contribuam na melhoria da qualidade de vida nas cidades. A premiação ocorreu nessa terça-feira (23), em São Paulo.

 

Por meio do projeto "Política de Resiliência Climática” - que desenvolve estudos técnicos, ações e metas com vistas a enfrentar as mudanças climáticas e controlar os possíveis eventos extremos advindos delas - Belo Horizonte foi selecionada junto a outras 31 iniciativas que mostram impactos positivos, mensuráveis e reconhecidos pela sociedade, realizados por administrações públicas, iniciativa privada ou entidades da sociedade civil.

 

Na solenidade, estiveram presentes o secretário Municipal de Meio Ambiente, Zé Reis, o diretor de Gestão Ambiental da pasta, Dany Amaral, e o diretor-Presidente da Prodabel, Jean Mattos. A entrega do prêmio marcou a abertura do Smart City Business Brazil Congress (SCB-Br), o mais importante e estratégico evento sobre cidade inteligente da América Latina, que chega à sua décima edição e reúne lideranças no objetivo de planejar e estruturar a infraestrutura digital dos municípios.

 

De acordo com o secretário Municipal de Meio Ambiente, Zé Reis, o destaque na pauta se deve à robustez do arcabouço técnico construído pelo município no viés da resiliência climática – conjunto de medidas que permitem respostas assertivas aos efeitos causados por mudanças no clima -, que serve como ponto de partida para a elaboração de ações multissetoriais com vistas a uma cidade mais sustentável. “As mudanças climáticas hoje são um desafio mundial e, diante dele, uma cidade inteligente é aquela que conseguiu incorporar novas tecnologias de planejamento e gestão à necessidade de resolver essa problemática. Nesse sentido, Belo Horizonte se destaca devido a uma vasta gama de políticas que se cruzam e se integram, trazendo novos elementos de planejamento que contemplam a adaptação da cidade a eventos extremos e outros desafios ligados ao aquecimento global”, ressalta.

 

A política de Resiliência Climática da capital mineira atribui a Belo Horizonte um papel de protagonismo, pioneirismo e destaque em muitos aspectos da matéria. Ao longo dos anos, a capital desenvolveu importantes instrumentos, como a Política Municipal de Mitigação dos Efeitos da Mudança Climática; o Comitê Municipal de Mudanças Climáticas e Ecoeficiência (CMMCE); os inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa – GEE; o Plano de Redução de Gases de Efeito Estufa – PREGEE; o Plano Local de Ação Climática - PLAC, além de um estudo sobre a vulnerabilidade climática da cidade que conta com toda a base diagnóstica do consumo de energia e recursos hídricos da cidade.

 

Além disso, BH é um dos Laboratórios de vida urbana do programa Habitating Liv Lab - que busca difundir medidas a favor da mobilidade com baixo carbono, energia limpa e serviços de gestão de resíduos sólidos promovido pela ONU Habitat -; signatária da campanha global Race to Zero, assumindo a meta de neutralização do carbono até 2050 e uma das oito cidades convidadas a contribuir com o desenvolvimento de um resumo para Formuladores de Políticas Urbanas do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), bem como o refinamento das conclusões do Sexto Relatório de Avaliação das mudanças climáticas no planeta, desenvolvido pela ONU.