Pular para o conteúdo principal

PGM garante segurança jurídica na contratação de financiamentos pela Prefeitura

06/02/2019 | 09:27 | atualizado em 06/02/2019 | 09:27

No exercício de sua função de defender os interesses de Belo Horizonte, a Procuradoria-Geral do Município (PGM) ampliou o seu apoio à Prefeitura nos processos de contratação de recursos junto a organismos financiadores nacionais e internacionais. As ações da PGM consistem em analisar e encontrar soluções para eventuais dúvidas e inconsistências nos contratos, prestando assessoria e consultoria ao gestor municipal, alertando, ressalvando e esclarecendo questões que porventura necessitem de elucidação.

 

De acordo com a procuradora e diretora jurídico-administrativa da PGM, Ana Alvarenga, essas questões podem ser sutis e pouco palpáveis, mas que representam algum grau de insegurança para o Município. “Participamos das negociações e fazemos a análise preliminar das minutas. Com isso, antecipamos a avaliação jurídica da transação, garantimos a sua legalidade e aumentamos a agilidade dos trâmites burocráticos”, exemplifica a diretora.

 

A atuação dos procuradores municipais nos processos de contratação de financiamento internacional teve início em novembro e dezembro de 2018, na captação de recursos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e ao Banco de Desenvolvimento da América Latina/Corporação Andina de Fomento (CAF).


O contrato com o BID, no valor de 56 milhões de dólares, irá financiar a implementação do programa Melhor Saúde BH, voltado à melhoria do atendimento à população de Belo Horizonte, com obras, compra de equipamentos, aperfeiçoamento da infraestrutura, conexões e implantação de tecnologia da informação, capacitação, gestão e qualidade.


Junto ao CAF, a captação de recursos é da ordem de 82 milhões e 500 mil dólares, valor que será empregado no financiamento de investimentos previstos no Programa de Governo e no Orçamento Participativo. Serão contempladas obras de mobilidade e reabilitação urbana, compra de equipamentos e obras para a saúde e modernização institucional.

 

Ouça este conteúdo

Últimas Notícias

Mapa de intervenção na rua Simão Tamm, no bairro Cachoeirinha, entre os dias 26 e 29/4. Intervenção no Cachoeirinha apresenta modelo de rua mais segura para pedestres

Intervenção temporária realizada pela Prefeitura na rua Simão Tamm, no Cachoeirinha, apresenta modelo de rua mais segura para os pedestres.

24/04/2019 | 20:37
Mapa de operação especial de trânsito no entorno do Mineirão para o show do Los Hermanos no dia 26/4. Entorno do Mineirão tem operação de trânsito para show do Los Hermanos

Na sexta-feira, dia 26/4, BHTrans realiza operação especial de trânsito e transportes em função do show do Los Hermanos, no Mineirão.

23/04/2019 | 18:55