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Pesquisa divulga perfil dos ambulantes do Carnaval de Belo Horizonte
Foto: Léo Lara/Divulgação

Pesquisa divulga perfil dos ambulantes do Carnaval de Belo Horizonte

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Entre os dias 16 e 26 de janeiro, a Belotur realizou o cadastramento de 20.865 ambulantes para o Carnaval de Belo Horizonte 2024. Para conhecer o perfil desses trabalhadores, o Observatório do Turismo aplicou uma pesquisa, que recebeu 2.467 respostas. O resultado traz dados demográficos, intenção de investimento, faturamento, entre outras informações.

O Observatório do Turismo de Belo Horizonte tem como função monitorar as práticas do turismo na capital mineira, por meio do levantamento de indicadores, estatísticas, pesquisas e dados complementares, visando uma gestão abrangente. Seja na ótica operacional ou econômica da cadeia produtiva do setor, considera o conhecimento compartilhado uma ferramenta essencial para um destino turístico inteligente.

Quanto aos dados demográficos dos ambulantes do Carnaval de Belo Horizonte de 2024, a média de idade foi de 39 anos. Das pessoas que responderam à pesquisa, 27,3% estão na faixa etária de 20 a 29 anos, 26,1% na de 30 a 39 anos, 19,1% na de 40 a 49 anos. Os trabalhadores com mais de 50 anos representam cerca de um quarto da base, enquanto 2,5% têm menos de 20 anos.

Em relação à escolaridade, cerca de 8 em cada 10 ambulantes não tiveram acesso ao ensino superior. Da amostra coletada, 35,6% possuem ensino fundamental incompleto, 35,2% possuem ensino médio completo e 8,2% possuem ensino superior completo.

A distribuição por sexo é equilibrada, com 50,2% das pessoas se identificando como homens e 49,8% como mulheres. Quanto à etnia, 44% se declaram pardos, 36% pretos, 17,5% brancos e 2,5% de outras etnias.

A expectativa dos ambulantes é de bons negócios durante o carnaval. Em média, eles devem investir R$ 2.328,07 e esperam alcançar o faturamento de R$ 6.279,44, chegando a um lucro de R$ 3.951,37. Mais da metade dos trabalhadores pretende reabastecer o estoque em supermercados e/ou distribuidores, enquanto 26,8% irão trabalhar com estoque próprio. Para a venda dos produtos, 40% dos entrevistados relataram que utilizaram alguma máquina de cartão de crédito.

Aproximadamente 7 em cada 10 ambulantes exercerão a função pela primeira vez durante a folia, a maioria sem ajudantes. Fora do carnaval, 46,7% trabalham por conta própria, 20,8% são empregados formais e 12,1% estão desempregados.

“O Carnaval é uma expressão cultural repleta de alegria e diversão, representando também uma oportunidade para bons negócios e geração de renda, especialmente para os ambulantes. Eles desempenham um papel fundamental na folia, proporcionando conforto e conveniência aos foliões. A presença deles é essencial para a continuidade da festa. Por isso, mantemos um diálogo constante com as associações de ambulantes e realizamos pesquisas como esta, que nos auxiliam a elaborar estratégias para o cadastramento desses trabalhadores, bem como para a sua gestão”, afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur.

Comércio varejista espera vender mais

A Fecomércio, em parceria com a Belotur, investigou a expectativa do comércio varejista e dos foliões para o Carnaval de Belo Horizonte em 2024. Ambos os setores estão otimistas. Enquanto 49,6% do comércio varejista espera por um volume de vendas maior em relação ao carnaval de 2023, 34,6% dos foliões pretendem gastar mais de R$ 400 em fantasias, bebidas e alimentação. As pesquisas completas podem ser conferidas no site da Fecomércio.

Grande parte dos empresários (71,0%) acredita que o carnaval de rua trará benefícios para as cadeias de comércio, serviços e turismo da cidade. No ano passado o valor era de 45,7%. Entre os motivos listados pelos entrevistados para o otimismo estão o maior movimento nos estabelecimentos (61,8%), mais turistas/pessoas na cidade (40,8%) e o crescimento do Carnaval de BH (14,0%).

Confiança que se traduz em investimento. A maioria dos comerciantes (44,2%) disse já ter abastecido os estoques para o período de folia. Ainda, para melhor atender à demanda esperada, 22,1% dos empresários investirão no aumento do estoque, 3,5% pretendem comercializar itens não habitualmente vendidos em suas lojas, ao passo que 3,5% investirão na visibilidade das suas lojas (vitrines).

Do outro lado, os foliões também pretendem gastar. Investimento que já começa nas fantasias, uma vez que 50,6% dos entrevistados farão seus próprios adereços, ou irão adquiri-los. Os locais mais procurados para as compras serão as lojas de acessórios (59,8%) e armarinhos (50,7%).

Enquanto curtem os blocos, desfiles de Escolas de Samba e Blocos Caricatos e eventos associados,  65,0% dos foliões disseram que comprarão suas bebidas de ambulantes, 44,5% levarão de casa e 13,3% irão consumir em bares e restaurantes. Na hora de comer, eles procurarão com frequência ou às vezes ambulantes (70,4%), bares e lanchonetes (87,8%) e Food Trucks (81,4%).

Os meios de pagamento mais utilizados serão o cartão de débito (31,2%), cartão de crédito à vista (29,4%) e o Pix 21,7%.

Carnaval de Belo Horizonte 2024

O Carnaval de Belo Horizonte 2024 tem o patrocínio master do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Codemge; apoio do Sistema Fecomércio-MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais e colaboração da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e da rede de supermercados Mart Minas.

A edição de 2024 do Carnaval de Belo Horizonte acontece entre os dias 27 de janeiro e 18 de fevereiro. O evento momesco é um dos principais produtos turísticos da cidade e do estado. Para além da importância cultural e de entretenimento, a festa gera emprego e renda para vários setores da sociedade. A folia na cidade é organizada de maneira espontânea e um dos principais atrativos é a essência democrática e plural.

Na última edição, realizada em 2023, a festa teve 5,25 milhões de foliões circulando na cidade. A expectativa para esta edição é que 5,5 milhões de foliões encham as ruas da capital mineira de cores, diversidade e alegria.