Pular para o conteúdo principal

Detalhe da Praça Santa Cruz, localizada na vila Pedreira Prado Lopes.
Foto: Divulgação PBH

Pedreira Prado Lopes tem praça de esportes e lazer

criado em - atualizado em
Aparelhos de ginástica, mesas para jogos, parquinho para as crianças, pista de skate e quadra poliesportiva. Todos esses equipamentos fazem parte da praça Santa Cruz, localizada na vila Pedreira Prado Lopes, região Noroeste da cidade, e estão transformando o dia a dia dos moradores.


O empreendimento, conquistado no Orçamento Participativo (OP) e entregue pela Prefeitura, por meio da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), realizou um sonho antigo da comunidade de ter um local apropriado para a prática de esportes e lazer. 


Jordana Ferreira, que nasceu na Vila, agora tem a oportunidade de levar as crianças na praça para brincar. “Eu e meu marido viemos ao centro de saúde, que fica aqui ao lado, mas aproveitamos para curtir um pouco esse lugar com meus filhos. Aqui é ótimo e não tínhamos um lugar assim. O espaço ficou maravilhoso e temos mais é que nos divertir. Vocês estão de parabéns!”, disse à equipe da Urbel que estava no local.

 
A obra está inserida no conjunto de intervenções urbanísticas previstas pelo Programa Vila Viva na Pedreira. O objetivo do programa é melhorar a qualidade de vida dos moradores a partir da construção de unidades habitacionais, eliminação de risco geológico alto, reestruturação do sistema viário, urbanização de becos, implantação de parques e regularização de domicílios. 


Coordenador Urbanístico e Ambiental do Vila Viva na Pedreira Prado Lopes, Alexandre Dayrel explica que a área da praça e seu entorno, denominada Bacia 5, era extremamente adensada, com problemas sérios de violência e alto índice de insalubridade. “Para revitalizarmos o local, tivemos que retirar todas as famílias e construir as unidades habitacionais. Com o Orçamento Participativo, alargamos as ruas Guapé, Escravo Isidoro e São Lourenço, que se tornou via de ligação com a rua do Campinho.  Logo depois veio a construção da praça, para mudar ainda mais a vida da comunidade”. 


O gari Wesley Braz guarda na lembrança a época em que morava no local onde hoje fica a quadra poliesportiva. “Eu nasci aqui e a minha casa era ali mesmo, depois da pista de skate. Era completamente diferente, pois não tinha nada. Quando eu e minha mãe saímos, ficamos um tempo no aluguel e, desde 2013, moramos no apartamento. E então veio essa praça pra nós e ficou muito bacana, todo mundo aproveitando, o pessoal faz atividade física e a gente fica alegre de ver as crianças felizes”, comemorou. 


O chefe de Divisão da diretoria de Obras da Urbel, Alexandre Lopes, acredita que a obra trouxe benefícios para todos e eles vão além da prática de esportes e lazer. “Inicialmente, o projeto previa a construção da praça entre os residenciais. Aí resolvemos fazer em frente aos prédios para atender não só esses moradores, mas a comunidade inteira. Pensamos também na questão da segurança e da violência, muito presentes na região; por isso ela é ampla, com posto de saúde em frente, ótima visibilidade e acesso fácil por todas as ruas do entorno”, concluiu.

 

 

12/12/2017. Obra Praça PPL. Fotos: Divulgação/PBH