Pular para o conteúdo principal

Sete idosos, de camiseta laranja, passeiam em meio a árvores e muitas plantas, durante o dia.
Foto: Vilma Tomaz/PBH

PBH vai levar grupo de 110 idosos a passeio cultural e turístico no dia 16/10

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte vai levar na quarta-feira, dia 16 de outubro, um grupo de 110 idosos a mais um passeio cultural e turístico. O destino é o Instituto Inhotim, em Brumadinho, a 58 quilômetros de Belo Horizonte. O passeio faz parte do projeto Alegria de Viver, uma das ações do Vida Ativa, programa desenvolvido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

 

O grupo do passeio é integrado por idosos usuários de três núcleos do Vida Ativa - Parque Municipal (região Centro-Sul), Lagoa do Nado (Pampulha) e quadra pública do bairro Jardim Alvorada (Noroeste). Das 9h30 às 11h30, o grupo vai conhecer as galerias de artes e jardins do Inhotim.

 

Realizado com recursos do Fundo Municipal do Idoso de Belo Horizonte, o Alegria de Viver tem o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida, saúde física e mental aos idosos, por meio de ofertas de passeios em atrações turísticas e culturais.

 

De abril a junho deste ano, o projeto levou cerca de 350 participantes de núcleos do Vida Ativa e residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos a 13 passeios em locais culturais e turísticos de Belo Horizonte e Região Metropolitana. No total, até 31 de dezembro, serão 40 passeios.

 

Os participantes visitaram destinos como o Instituto Inhotim, em Brumadinho; Santuário Basílica da Nossa Senhora da Piedade, na Serra da Piedade, em Caeté; Convento de Macaúbas, em Santa Luzia; e Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte.

 

 

Vida Ativa

O Vida Ativa é um programa da Prefeitura de Belo Horizonte oferecido a adultos com idade superior a 50 anos e idosos. Com mais de três mil usuários por mês, o programa está presente em 47 núcleos regionalizados de Belo Horizonte, com atividades planejadas e orientadas por profissionais de educação física. O objetivo é promover a saúde, a autonomia e a integração social dos participantes, com aulas coletivas de ginásticas, jogos, brincadeiras, danças e outras atividades.

 

O programa também presta atendimento em Instituições de Longa Permanência para Idosos, com a realização semanal de atividades físicas e recreativas adaptadas, além de passeios externos com programação em cinemas, teatros e shows.

 

Inscrições para todas as atividades dos núcleos do programa podem ser feitas presencialmente no local de realização das aulas ou pelo e-mail vidaativa@pbh.gov.br. Os interessados podem acessar os endereços dos núcleos e horários de funcionamento na página da Vida Ativa.