Pular para o conteúdo principal

Mão feminina segura celular com alertas de chuva por meio de mensagem.
Foto: Rodrigo Clemente/ PBH

PBH vai enviar alertas preventivos de chuvas fortes para os usuários do Metrô

criado em - atualizado em
A Prefeitura, por meio da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, firmou uma parceria inédita com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), empresa que administra o metrô da Capital, para a divulgação de alertas preventivos de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais e outros fenômenos meteorológicos. O acordo ainda prevê a capacitação de agentes nas rotinas operacionais dos órgãos. Os alertas serão emitidos nos trens a partir do dia 1º de outubro.

 

De acordo com o subsecretário municipal de Proteção e Defesa Civil, coronel Waldir Figueiredo, a parceria é fundamental e vai colaborar na promoção de uma cultura de prevenção, percepção do risco e adoção de medidas de proteção institucional. “O monitoramento das condições climáticas que podem gerar algum tipo de risco é fundamental para salvar vidas. A Prefeitura de Belo Horizonte está trabalhando de acordo com as recomendações do Marco de Sendai, principal instrumento orientador de redução de risco de desastres, adotado por países membros da Organização das Nações Unidas (ONU). Esta parceria vai aumentar muito a difusão dos alertas preventivos”, disse o subsecretário Waldir Figueiredo.

 

Para o gerente de operações da CBTU-BH, Frank Coelho, o acordo entre as instituições vai possibilitar o trabalho integrado para proteger a população e evitar que os passageiros sejam pegos de surpresa com a possibilidade de fechamento de vias, ampliação de intervalos na operação ou interrupções pontuais na circulação de trens.

 

A atuação conjunta das instituições permitirá que o Centro de Controle Operacional e o Centro de Monitoramento da Segurança da CBTU-BH tenham acesso imediato à informação e que possam repassá-la às 19 estações, ampliando a comunicação ao usuário, com a veiculação gratuita de alertas da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do sistema de som dos trens e estações e de campanhas públicas permanentes nos mais de 300 monitores instalados nos trens.. O acordo também deve garantir a capacitação extensiva a empregados de ambas as instituições, com a realização de treinamentos e simulados conjuntos.

 

  

Alertas Preventivos

A divulgação de alertas é parte indispensável das ações preventivas e possui foco na mitigação dos riscos. Os moradores de Belo Horizonte podem acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço “defesacivilbh”.

 

O órgão ainda envia gratuitamente mensagens de texto via SMS pela plataforma 40199. Mais de 190 mil pessoas já são usuárias do serviço, que foi desenvolvido pela Defesa Civil Nacional, operadoras de telefonia móvel e viabilizado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. Para se cadastrar, basta enviar um SMS com o CEP do endereço para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência.