Pular para o conteúdo principal

Arte feita pela Prefeitura
Foto: Arte/PBH

PBH unifica protocolos e avança na flexibilização de regras para eventos

criado em - atualizado em

A partir desta quinta-feira, dia 11, os protocolos sanitários existentes para teatros, shows, espetáculos, eventos sociais, eventos gastronômicos, eventos corporativos, feiras, exposições, congressos e eventos esportivos passam a estar unificados e simplificados em protocolo que atenderá aos eventos na cidade. 

A portaria publicada no Diário Oficial do Município é válida para eventos em locais que possuem alvará de localização e funcionamento que autorize a realização de tais atividades ou para outros espaços, mediante licenciamento específico. 

As portarias anteriores foram revogadas e nessa nova publicação está autorizada também a realização de eventos com previsão de shows e de serviços de alimentação para público em pé ou espaço que possibilite dança, sem distanciamento mínimo. Para eventos que se enquadrem em pelo menos uma dessas condições, o para acesso a esses locais será exigido o resultado negativo para a Covid-19 em teste do tipo RT-PCR ou Teste Rápido de Antígeno realizados até 72 horas antes do evento ou a apresentação de comprovante de vacinação da segunda dose ou de dose única da vacina contra a Covid-19, inclusive para funcionários, para qualquer quantidade de público presente. A mesma regra é válida para qualquer evento com público superior a 2 mil pessoas. 

No caso de eventos em locais com público de até 2 mil pessoas sentadas, com serviços de alimentação realizados na mesa dos participantes, sem espaços para dança continua valendo a regra de não exigir comprovante de vacinação ou testes. 

Em todos esses espaços, prevalece o protocolo do uso de máscara durante todo o tempo em que o público estiver no local, exceto em momentos de alimentação. Da mesma forma estão mantidas regras de higienização das mãos e dos espaços. O protocolo completo de eventos publicado pode ser consultado neste link

Essas mudanças não serão aplicadas a eventos de corrida, que permanecem com as mesmas regras em protocolo específico. Os demais protocolos continuam válidos e estão disponíveis em https://prefeitura.pbh.gov.br/reabertura-de-atividades

Atualmente, todos os segmentos comerciais e de serviços estão liberados a funcionar todos os dias da semana, sem restrições de horário, desde que obedecidos os protocolos gerais ou específicos. 

Discotecas, danceterias, salões de dança e similares, bem como as atividades de saunas, continuam com suas atividades suspensas, em razão do alto risco sanitário e o potencial de aglomeração e permanência prolongada de pessoas.