Pular para o conteúdo principal

PBH supera meta de expansão no programa Vida Ativa

criado em - atualizado em

 

A abertura de dois novos núcleos marca a sequência da expansão do Vida Ativa, um programa da Prefeitura de Belo Horizonte desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) e oferecido aos adultos com idade superior a 50 anos. Nesta quinta-feira, dia 16, começa a funcionar o núcleo da sede da Ação Social Villaregia (rua Canoas, 461, bairro Betânia). Já o núcleo do Centro de Acolhida do Betânia (rua Cipriano de Carvalho, 574, bairro Betânia) começou suas atividades na última quinta-feira, dia 9.
 

Com as duas novas unidades, o Vida Ativa alcança o número de 45 núcleos e cerca de três mil usuários, superando a meta de 2.900 atendidos estipulada para ser atingida até o fim de 2018. “Estamos felizes por ter superado a meta e vamos seguir governando para quem precisa. Até porque as atividades físicas e recreativas na terceira idade são aliadas da saúde, gerando qualidade de vida e podendo servir como prevenção de doenças ou fazer parte do tratamento de enfermidades”, observa Elberto Furtado, secretário da Smel.

 

Vida Ativa

O programa busca estimular a vivência de práticas corporais diversas e, por meio das atividades desenvolvidas, colaborar para a promoção da saúde, da autonomia e da integração social dos participantes.
 

As principais formas de atuação do programa são por meio de atendimento semanal aos mais de 40 núcleos regionalizados, com a realização de aulas coletivas de ginásticas, jogos, brincadeiras e danças. As atividades são planejadas e orientadas por profissionais e estagiários de educação física, atendendo, agora, a mais de três mil alunos por mês.
 

O Vida Ativa também presta atendimento a cinco Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), com a realização semanal de atividades físicas e recreativas adaptadas, além de passeios externos com programação em cinemas, teatros e shows.