Pular para o conteúdo principal

PBH seleciona Startups para 2ª Edição do Programa de Desenvolvimento Tecnológico
Foto: Arte Divulgação/PBH

PBH seleciona Startups para 2ª Edição do Programa de Desenvolvimento Tecnológico

criado em - atualizado em

Com o objetivo de estimular a criação de novas oportunidades de negócios, integrar os ecossistemas de saúde e tecnologia da informação na capital, a Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com a Biominas Brasil, selecionou 12 startups para a 2ª Edição do Programa de Desenvolvimento Tecnológico de soluções voltadas para o Bem-Estar e qualidade de vida do cidadão.

Ao todo, foram mais de 30 inscrições recebidas de startups de diferentes estados do país (MG, SP, RJ E PR), com projetos nas categorias de Ampliação de hábitos saudáveis, Estímulo ao esporte e lazer, Monitoramento e controle de ambientes, Qualidade de Trabalho e Promoção da saúde populacional. As melhores soluções/startups foram escolhidas por uma comissão de avaliadores formada por representantes da Prefeitura e da Biominas, levando em consideração o problema a ser solucionado, o nível de inovação, a aplicação para o município e a viabilidade de implementação.

O Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Bem-Estar e qualidade de vida é composto por atividades on-line, coletivas e individuais, com duração de 10 semanas e utiliza a metodologia desenvolvida com exclusividade pela própria Fundação Biominas. Com isso, as empresas irão passar por uma experiência de imersão empreendedora, com suporte na construção de estratégias adequadas, desenvolvimento de pilotos para a inserção de soluções no mercado, bem como desenvolvimento de habilidades empreendedoras. Além de competições entre as empresas e mentorias com a área técnica da PBH e seus parceiros.

As startups selecionadas iniciarão seu desenvolvimento a partir do Evento de Abertura do Programa, a ser realizado de forma virtual nesta segunda-feira, dia 7, com a presença de representantes de diferentes secretarias da Prefeitura de Belo Horizonte.

Conheça abaixo as soluções/startups selecionadas (em ordem alfabética):

Arroxim – Negócios Sustentáveis (MG): Atuação voltada para a ampliação da coleta domiciliar e/ou de pontos de coleta do óleo de cozinha usado.

BeCare (MG): Ferramentas de intervenções clínicas personalizadas voltadas para cuidado aos pacientes e monitoramento dos resultados do tratamento em tempo real — sem ter que esperar até a próxima consulta.

Cori (MG): Oferecem para instituições de saúde uma plataforma para monitoramento constante de seus pacientes frágeis, através da gestão de seus dados de saúde.

Doc4Doc (MG): A empresa realiza uma Interconsulta médica conversacional entre médicos generalistas, que estão em setores de urgência e o médico especialista.

Extremus | Smart Surface (SP): Extremus desenvolve superfícies inteligentes que melhoram a interface do implante com o corpo e elevam a qualidade de vida do paciente.

Flow (MG): Dispositivos biomateriais naturais em formato de adesivo para tratamento de micoses.

LonVi (SP): Modelo de saúde digital para monitoramento remoto e engajamento de pacientes, focado em quem mais necessita de atenção.

Nani Saúde (SP): Identificação dos melhores programas e mudanças no estilo de vida de cada paciente. Protocolos são sugeridos aos pacientes e há também programas realizados em grupo com os perfis de pacientes que melhor podem se beneficiar deles.

Oumlight (MG): A icterícia neonatal é muito comum em recém nascidos. Estima se que 80 % dos recém tornam-se clinicamente ictéricos na primeira semana de vida. Por isso, a empresa desenvolve um dispositivo vestível que promove a radiação controlada ao longo do tratamento, além de permitir o contato da mãe e filho.

SleepUp Tecnologia em Saúde (SP): A SleepUp é a pioneira em Terapias Digitais (SaMD) para tratamento da Insônia e suporte a outros distúrbios do sono.

TechBalance – Solução Digital para Reabilitação LTDA (SP): A TechBalance oferece serviço completo de triagem, avaliação, acompanhamento, inteligência e prevenção focado no bem-estar motor e prevenção de quedas e lesões de pessoas de todas as idades, com foco especial em público 60+.

ViraSer Negócios de Impacto (SP): Solução de Logística Reversa de embalagens pós-consumo, que opera no modelo de Franquia Social de Central de Triagem de Resíduos, com boas práticas de gestão, produção, segurança e saúde, comercialização e abastecimento.