Pular para o conteúdo principal

PBH seleciona OSC parceira do 12º Festival Internacional de Quadrinhos de BH
Ricardo Laf/ PBH

PBH seleciona OSC parceira do 12º Festival Internacional de Quadrinhos de BH

criado em - atualizado em

Desde 1999, a capital mineira sedia o Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte - FIQ BH, maior evento latino-americano dedicado ao setor, que oferece ao público programação intensa, diversificada e gratuita. E o evento, que chega à 12ª edição, abre seleção de propostas de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que atuarão em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte na realização de todo o Festival, previsto para acontecer em maio de 2024. O chamamento público é realizado pela PBH, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura.

Serão destinados R$1 milhão para a 12ª edição do FIQ BH. As propostas técnicas podem ser entregues pelas OSCs interessadas no período de 6 a 8 de novembro de 2023, das 10h às 12h e das 14h às 17h, na sede da Fundação Municipal de Cultura, que agora está em novo endereço (Av. Augusto de Lima, 30, Centro, 4º andar, DPOF - Diretoria da Política de Festivais). O edital completo e seus anexos estão disponíveis para consulta no Portal das Parcerias da PBH (Chamamentos públicos, Dispensas e Inexigibilidades).

As OSCs interessadas devem ter sede ou instalações na capital mineira, atender aos requisitos de habilitação jurídica, fiscal e trabalhista e demonstrar a qualificação técnica exigida pelo edital. Para a realização da 12ª Edição do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte - FIQ BH será selecionada apenas uma OSC ou uma rede de OSCs, desde que essa rede seja formalizada no ato da inscrição, conforme diretrizes previstas no edital.

A escolha da OSC será feita por uma comissão de seleção formada por servidores da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura. Entre os critérios analisados, estão a exequibilidade técnica e a adequação aos objetivos da política de festivais da FMC, além da viabilidade orçamentária e consistência do planejamento financeiro.

A programação do FIQ BH deverá ser plural e transversal, nos âmbitos local, nacional e internacional, apresentando trabalhos de destacada qualidade técnica e artística. Deverá também contemplar, de maneira proporcional e equilibrada, atividades que proponham o debate crítico e reflexivo acerca de temas inerentes aos quadrinhos e à cultura. Devem ser garantidas ações que componham as políticas públicas municipais para os quadrinhos, o livro, a leitura e a literatura, através de uma programação gratuita e democrática, dedicada à maior variedade de públicos possível.

Sobre o FIQ BH

O Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte - FIQ BH tem sido uma peça fundamental no processo de valorização e crescimento dos quadrinhos no Brasil desde a sua criação. Considerado o maior evento do gênero na América Latina, o Festival é referência obrigatória para os quadrinistas e público, uma vez que apresenta um painel da produção contemporânea de quadrinhos no mundo e propicia o intercâmbio entre artistas e editores nacionais e internacionais.

O FIQ BH propõe atividades voltadas para o desenvolvimento técnico-profissional do setor, tornando-se ponto de encontro dos profissionais e possibilitando a troca de experiências artísticas e pedagógicas relacionadas à linguagem da nona arte, entre artistas e acadêmicos. Desta forma, estimula a capacitação e incentiva a formação de jovens quadrinistas. A lei nº 11.059, de 17 de julho de 2017, oficializou a realização do festival com periodicidade bienal, contribuindo para a democratização do acesso aos bens culturais através de uma programação gratuita e acessível, composta por diversas atividades, tais como mesas de debates, palestras, oficinas, feira de quadrinhos, lançamentos de livros, mostra de filmes, exposições e rodada de negócios.

Serviço

Chamamento público - Seleção de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para realização da 12ª Festival Internacional de Quadrinhos de BH


Prazo de entrega de proposta: 6 a 8 de novembro de 2023, das 10h às 12h e das 14h às 17h

Endereço: Sede da Fundação Municipal de Cultura (Av. Augusto de Lima, 30, Centro, 4º andar, DPOF - Diretoria da Política de Festivais)

Edital disponível em: Portal das Parcerias da PBH - (Chamamentos públicos, Dispensas e Inexigibilidades)