Pular para o conteúdo principal

PBH seleciona Organização para realização da próxima edição da Virada Cultural
Foto: Divulgação/PBH

PBH seleciona Organização para realização da próxima edição da Virada Cultural

criado em 10/10/2022 - atualizado em 10/10/2022 | 18:40

A Prefeitura de Belo Horizonte abre inscrições do chamamento público para seleção de propostas de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que tenham interesse em realizar a próxima edição da Virada Cultural da capital. As propostas técnicas para a 8ª edição da Virada Cultural de Belo Horizonte, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, prevista para acontecer em agosto de 2023, podem ser enviadas pelas OSCs interessadas entre os dias 16 e 18 de novembro, de quarta a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h, na sede da Fundação Municipal de Cultura (Rua da Bahia, 888, Centro – 14º andar, sala 1402, DPOF - Diretoria da Política de Festivais).

O edital completo e seus anexos estão disponíveis para consulta no Portal das Parcerias da PBH (Chamamentos públicos, Dispensas e Inexigibilidades).

Protagonismo dos artistas da cidade

Em 2023, a Virada Cultural priorizará, mais uma vez, artistas da cidade na composição de sua programação, reafirmando o compromisso com o setor cultural de Belo Horizonte, assim como a Prefeitura vem fazendo desde o início da pandemia de Covid-19. É uma maneira de contribuir com o fomento à economia criativa, proporcionando oportunidades de trabalho e renda para a cadeia produtiva artística local, que foi tão duramente impactada pela pandemia.

Serão destinados R$2.065.000,00 para a 8ª Virada Cultural de Belo Horizonte, em 2023, valor este que poderá ser alterado a depender da aprovação da Lei Orçamentária Anual 2023.

O edital é o mesmo que contemplou a seleção da OSC que atuou como parceira na 7ª edição da Virada Cultural, realizada nos dias 3 e 4 de setembro de 2022, reunindo cerca de 300 mil pessoas durante as 24 horas de programação nos palcos, atividades itinerantes e roteiro gastronômico. Foi o primeiro grande festival de rua, realizado presencialmente pela Prefeitura de Belo Horizonte, desde o início da pandemia da Covid-19.

Inscrições de propostas Virada Cultural 2023

As OSCs interessadas devem ter sede ou instalações na capital mineira, atender aos requisitos de habilitação jurídica, fiscal e trabalhista e demonstrar a qualificação técnica exigida pelo edital. Para a realização da Virada Cultural 2023, será selecionada apenas uma ou uma rede de OSCs, desde que essa rede seja formalizada no ato da inscrição, conforme diretrizes previstas no edital.

A escolha da OSC será feita por uma comissão de seleção formada por servidores da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura. Entre os critérios analisados, estão a exequibilidade técnica e a adequação aos objetivos da política de festivais da FMC, além da viabilidade orçamentária e consistência do planejamento financeiro.

Sobre a seleção de propostas

A composição da grade de programação da Virada Cultural de Belo Horizonte será realizada por uma coordenação artística, com representantes do poder público e da OSC selecionada, definidos em conjunto entre as partes. Conforme já previsto no edital publicado, a seleção de artistas de Belo Horizonte e Região Metropolitana se dará por meio de cadastro de propostas artísticas, que será lançado em período posterior à seleção da OSC parceira. As propostas serão selecionadas por uma comissão de seleção paritária, com representantes do poder público e da sociedade civil, indicados pela FMC/SMC e OSC e pela coordenação artística.

Com as atividades em formato preferencialmente presencial, sendo possível a inclusão de atrações virtuais, a expectativa é que a programação seja composta por, aproximadamente, 250 atrações. As atividades deverão ter formatos variados, podendo ser realizadas em palcos montados no espaço público; em espaços localizados no hipercentro, principalmente os da Zona Cultural Praça da Estação. É desejável que o evento ocupe também novos espaços e contemple novos formatos de programação. A escolha da localização dos palcos e suas atrações, bem como as atividades que acontecerão nos trajetos da Virada Cultural, devem levar em consideração os atores sociais que já se apropriam daquele território e suas dinâmicas de interação nesses espaços.

Sobre a Virada Cultural

Parte integrante da política pública de cultura da Prefeitura de Belo Horizonte, a Virada Cultural é um dos mais importantes festivais do município. Sua programação gratuita contempla diversas linguagens artísticas, tais como artes cênicas, visuais e plásticas, cultura popular, literatura, moda, design e música, entre outras, com atividades realizadas durante 24 horas sem intervalo.

O Festival tem como premissa a democratização do acesso à arte e à cultura, bem como o estímulo à formação de público para os artistas da cidade. Já foram realizadas seis sete edições, que somam a participação, aproximadamente, de 20 mil artistas e profissionais da cultura e mais de 3.000 atrações, alcançando um público de mais de 2,5 milhões de pessoas.

A última edição da Virada Cultural, realizada em 2022, trouxe o tema “É Virada e Misturada, a gente junto é mais feliz”, com a cidade abraçando a proposta do evento e a diversidade da programação. A Virada Cultural reuniu, durante as 24 horas, mais de 300 atrações, alcançando um público muito diverso de mais de 300 mil pessoas que acompanharam do rock e hip hop no Viaduto Santa Tereza, às grandes festas e shows na Praça da Estação, além dos encontros em família no Parque Municipal, com a presença de crianças e idosos. Contou com a participação de mais 2 mil artistas e profissionais das equipes artísticas e técnicos dos bastidores atuando na sua realização.

Serviço:

Chamamento público para seleção de Organização da Sociedade Civil para realização da 8ª edição da Virada Cultural de Belo Horizonte

Edital para consulta no site: Portal das Parcerias da PBH (Chamamentos públicos, Dispensas e Inexigibilidades).

Período de entrega de propostas artísticas e documentação das OSCs: De 16 a 18 de novembro de novembro de 2022, de quarta a sexta-feira das 10h às 12h e das 14h às 17h.

Onde: Sede da Fundação Municipal de Cultura (Rua da Bahia, 888, Centro – 14º andar, sala 1402, DPOF - Diretoria da Política de Festivais).