Pular para o conteúdo principal

Mão jovem e feminina pinta uma flor de artesanato; foto ilustrativa.
Foto: Ricardo Laf/PBH

PBH seleciona ofertas de oficinas de gestão cultural para Escola Livre de Artes

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, abriu as inscrições para os interessados em participar do edital Gestão Cultural e Bastidores da Arte, publicado na terça-feira, dia 18 de junho, no Diário Oficial do Município (DOM), para a seleção de novas propostas de oficinas para a Escola Livre de Artes – Arena da Cultura. Os interessados podem inscrever suas propostas de 19 de junho a 2 de agosto.

 

As oficinas são divididas em quatro modalidades: introdução à gestão e produção cultural; economia da cultura; assessorias em gestão cultural para coletivos artísticos; e capacitação técnica – bastidores das artes, com uma versão voltada para coletivos artísticos e outra para público em geral. Os cursos serão distribuídos entre as categorias Música, Artes Cênicas (Circo, Dança e Teatro), e Imagem e Memória (Artes Visuais, Design Popular e Patrimônio Cultural).

 

Os envelopes contendo os documentos de habilitação e a proposta técnica deverão ser entregues na rua da Bahia, 888, 12º andar, sala 1.205, Centro, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h, de segunda a sexta feira, exceto feriados. O edital está disponível para consulta neste link

 

O edital, inédito, tem como objetivo aprimorar o ciclo formativo já oferecido na Escola Livre de Artes – Arena da Cultura. As novas oficinas relacionam práticas e atividades que ocorrem no cotidiano das aulas ao mercado das artes e da cultura. A proposta é aproximar alunos e alunas das diversas possibilidades de atuação profissional no cenário artístico e cultural de Belo Horizonte, tais como iluminação, caracterização cênica, direção de palco, montagem de exposição, curadoria, além de gestão e produção cultural entre outros.

 

De acordo com a diretora de Promoção dos Direitos Culturais: Acesso, Protagonismo e Formação da Fundação Municipal de Cultura, Bárbara Bof, a iniciativa atende a uma demanda da sociedade. “Nos últimos tempos os alunos e alunas têm demandado a ampliação das áreas de conhecimento, para além do processo de formação artística oferecido pela Escola Livre de Artes – Arena da Cultura. Com essas novas oficinas, agora vamos capacitar agentes para que possam atuar nos outros campos do mercado cultural, reconhecendo a importância de se investir nos diferentes elos da cadeia produtiva da cultura” destaca a diretora. 

 

 

Inscrições

Podem se inscrever Pessoa Física Individual, Microempreendedor Individual-MEI, Grupos Constituídos (Pessoa Jurídica) e Coletivo de Pessoas Físicas, que devem apresentar documentação específica conforme detalhado no edital. Os candidatos deverão ter experiência comprovada como orientadores, professores e oficineiros na proposta inscrita. As atividades propostas deverão ser adaptáveis para espaços diversos, como auditórios, salas multiusos, espaços alternativos ou ambientes externos.

 

As ofertas de oficinas deverão ser formuladas com base nas Diretrizes para Apresentação de Propostas, disponível no Plano de Trabalho e Diretrizes da Escola Livre de Artes – Arena da Cultura do edital, a fim de que estejam em consonância com a política pedagógica do programa. Nas propostas técnicas deve ser apresentado: plano de trabalho com identificação da modalidade e categoria; conteúdo a ser apresentado em cada aula; metodologia e recursos didáticos; distribuição de carga horária; e cronograma de execução das atividades e propostas de acompanhamento e avaliação por parte dos participantes.

 

A avaliação das propostas técnicas será realizada por uma Comissão Especial de Avaliação, composta por oito membros da administração pública municipal. Entre os quesitos e critérios estarão o detalhamento de ementas, carga-horária e cronograma e a comprovação de capacitação técnica e experiência da proponente.