Pular para o conteúdo principal

PBH revitaliza piso tátil para pessoas com deficiência visual
Foto: PBH/ Divulgação

PBH revitaliza piso tátil para pessoas com deficiência visual

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte está promovendo a revitalização de sinalização tátil nas ruas do hipercentro – mais uma ação do Programa Centro de Todo Mundo, voltado para a requalificação da região. De janeiro a maio deste ano, já foram implantadas 120 rampas de acessibilidade em esquinas e próximas aos abrigos de ônibus – o que atende às pessoas com deficiência visual e cadeirantes. A medida segue a exigência prevista na Lei Brasileira de Inclusão.

 

Quem passa pela cidade, pode até estranhar a instalação de alguns dos pisos, pois eles direcionam o usuário para uma parede ou edificação próxima. Mas não se trata de um erro de projeto da Prefeitura. “A parede serve como guia de balizamento, uma referência para auxiliar o deslocamento da pessoa com deficiência com o auxílio de uma bengala”, explica Marcos Fontoura, analista da BHTrans e especialista em acessibilidade.

 

Membro do Movimento Unificado de Deficientes Visuais (Mudevi), Willian Nascentes alerta para a necessidade de toda a sociedade assumir o compromisso com a acessibilidade. “É fundamental que a sinalização tátil seja utilizada sem obstruções. Não devem ser colocadas mercadorias, anúncios ou cadeiras sobre o piso tátil, pois as pessoas com deficiência visual precisam se deslocar com segurança naquele trajeto, sem riscos de acidentes", destaca.

 

Marcos Fontoura reforça a importância do desenvolvimento de uma cultura cidadã. E por isso todo mundo deve fazer sua parte. “Quando a cidade está bem cuidada, as pessoas circulam com mais conforto, o comércio prospera e as atividades culturais são impulsionadas. É essa cultura que o programa Centro de Todo Mundo busca resgatar”, ressalta Fontoura.

 

Os tipos de piso tátil

 

A instalação do piso tátil segue medidas, distâncias e disposições conforme a norma de acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR 9050. São dois tipos de piso:

 

Piso tátil direcional: é uma placa com superfície de relevos direcionais em forma de linhas. A instalação é feita no sentido do deslocamento. Ao identificar esse padrão com o uso da bengala, o deficiente visual sabe que aquele é o caminho a ser seguido, evitando que saia da calçada.

 

Piso tátil de alerta: é uma placa com superfície de relevo formada por várias bolinhas. Esse piso deve ser instalado quando houver um obstáculo, um poste, um muro, um degrau, ou o limite entre a calçada e a rua. 

 

Centro de Todo Mundo

 

O Programa “Centro de Todo Mundo”, tem por objetivo qualificar a região central da capital deixando a cidade mais bonita, arborizada e acessível. A programação busca, ainda, melhorar as opções de mobilidade, lazer, cultura, desenvolvimento e segurança na capital. As propostas para a mobilidade incluem ajustes semafóricos, tratamentos em rotas de pedestres e novas rotas prioritárias para transporte coletivo.