14 Abril 2023 -
Para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, a Prefeitura de Belo Horizonte retoma, neste sábado e domingo, 15 e 16 de abril, o serviço de teleconsultas para atendimento das pessoas de todas as faixas etárias, com sintomas de doenças respiratórias, dengue, chikungunya ou zika. A princípio o serviço estará disponível aos sábados e domingos, de 7h30 às 18h30 e, caso seja necessário, será ampliado gradativamente para os demais dias da semana.
O serviço de teleconsultas é uma oferta complementar à rede de saúde do município e faz parte do plano de enfrentamento da PBH às doenças respiratórias e arboviroses.
Todos os moradores de Belo Horizonte cadastrados em Centros de Saúde na capital terão acesso à modalidade assistencial por meio de uma plataforma compartilhada com a Unimed-BH, com atendimento de médicos da Rede SUS-BH.
A agenda da teleconsulta será aberta no sábado, a partir das 7h.
Como agendar
A consulta deve ser realizada por pessoas que apresentem sintomas como tosse, dor de garganta, congestão nasal e coriza, com ou sem febre, dores musculares e nas articulações, manchas vermelhas na pele, cefaleia, dor atrás dos olhos, náuseas e/ou vômitos.
A iniciativa tem o objetivo de atender e orientar a população, sendo uma importante oferta assistencial complementar à rede de saúde do município, voltada principalmente para os casos leves de síndrome gripal e suspeitos de dengue, zika e chikungunya.
Somente moradores de Belo Horizonte e cadastrados em Centros de Saúde na capital, têm acesso ao teleatendimento. Caso o cidadão não seja cadastrado, ele deverá procurar o Centro de Saúde de referência para realizar o cadastro. Os endereços estão disponíveis no portal da Prefeitura. O serviço é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com a Unimed-BH.
O cidadão acessa o serviço por meio do portal da Prefeitura. Após confirmar o cadastro na plataforma, o paciente entra em uma tela para a escolha de data e horário da teleconsulta, dentro da disponibilidade da rede SUS-BH. Próximo ao horário agendado, o usuário entrará novamente no sistema com seus dados cadastrais (CPF e data de nascimento) e terá acesso à consulta por vídeo.
As teleconsultas que sejam agendadas para crianças deverão sempre ser realizadas através do cadastro da própria criança no sistema e não com o cadastro dos pais/responsáveis, que devem estar junto à criança/adolescente durante toda a realização do teleatendimento.
De acordo com o diagnóstico, o paciente receberá as devidas orientações, bem como prescrição e outros documentos médicos que se fizerem necessários, que serão enviados para o e-mail cadastrado dentro de um prazo de até 24 horas úteis. Com a impressão da receita e/ou exame, o paciente ou responsável poderá buscar o medicamento ou agendar o exame no Centro de Saúde de sua área de abrangência.